SENADO

CPI da Covid: intérprete de libras se emociona ao transmitir relato de órfã

Jovem de 19 anos perdeu os pais para a covid-19 e agora tem a guarda da irmã, de apenas 10 anos

Thays Martins
postado em 18/10/2021 13:51 / atualizado em 18/10/2021 13:52
 (crédito: TV Senado/ reprodução )
(crédito: TV Senado/ reprodução )

A emoção tomou conta da CPI da Covid nesta segunda-feira (18/10). Na reta final dos trabalhos, os senadores iniciaram a semana ouvindo os depoimentos de familiares das pessoas que morreram pela covid-19.

Em um dos depoimentos, o intérprete de libras que fazia a transcrição da fala da jovem Geovanna Gomes Mendes da Silva, de 19 anos, não aguentou e se emocionou ao escutar o relato da menina. Ela perdeu os pais para a doença e ficará com a guarda da irmã, de apenas 10 anos. "Eu, meus pais e minha irmã éramos muito unidos. Quando meus pais faleceram, a gente perdeu as pessoas que a gente mais amava. Eu vi que precisava da minha irmã e ela precisava de mim, eu me apoiava nela e ela se apoiava em mim. A partir dali, vi que eu não poderia ficar mais sem ela", disse.

O momento foi compartilhado nas redes sociais pela deputada federal Marília Arraes (PT-PE).

Além das irmãs, os senadores também ouvem nesta segunda, Rosane Brandão, viúva por causa da covid-19; Arquivaldo Bites Leite e Marcio Antônio, que tiveram covid; e Antonio Carlos Costa, da ONG Rio de Paz. Os depoimentos fazem parte de uma mudança no calendário da CPI da Covid e foram aprovados nesta sexta-feira (15/10).

O relatório final será apresentado pela comissão na quarta-feira (20/10). Nele, será proposto a criação de uma pensão especial para órfãos de vítimas da covid-19. O relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), informou, também, que vai sugerir a aposentadoria por invalidez para pessoas que ficaram com sequelas graves em razão da doença.

Os depoimentos repercutiram nas redes sociais. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação