INVESTIGAÇÃO

Polícia Federal pede que STF determine entrega da cópia do contrato da Covaxin

Para aprofundar inquérito, Polícia Federal também pediu prazo de mais 45 dias

Luana Patriolino
postado em 18/10/2021 22:21
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Polícia Federal pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) determine a entrega da cópia do contrato na compra da vacina indiana Covaxin por parte do Ministério da Saúde. Os investigadores querem novas diligências para aprofundar o inquérito sobre suposta prevaricação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) envolvendo suspeitas de irregularidades na compra do imunizante.

Também foi pedida a prorrogação da investigação por mais 45 dias. O delegado William Tito Schuman Marinho solicitou toda a documentação envolvendo o contrato da Covaxin, firmado com a empresa Precisa Medicamentos, uma intermediária da indiana Bharat Biotech.

Ainda foi pedida a expedição de uma ordem à Anvisa para que entregue a documentação do processo de autorização emergencial da vacina. "Ocorre que, recentemente, o Ministério da Saúde classificou os processos relacionados ao contrato nº 29/2021 como sigilosos; circunstância que, legalmente, impede o acesso aos processos. Ademais, não está disponível no site da Anvisa a integralidade do processo de autorização de uso emergencial da vacina Covaxin", justificou a PF.

A Polícia Federal já havia pedido a quebra do sigilo telemático dos e-mails da Precisa Medicamentos, para apurar quando a empresa enviou ao Ministério da Saúde os documentos da contratação. O objetivo da medida é verificar se a empresa enviou ao Ministério da Saúde um documento, conhecido como Invoice, que era uma espécie de nota fiscal para o pagamento adiantado das vacinas, no dia 19 de março ou no dia 22 de março.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação