ANÁLISE

Ele pediu, eu atendi: 46 nomes melhores que Bolsonaro para tocar o Brasil

Levando-se em conta os cerca de 200 países de todo o mundo, onde 83% significam mais ou menos 160 nações, 46 nomes ainda é pouco, afirma Ricardo Kertzman

Ricardo Kertzman - Estado de Minas
postado em 20/10/2021 13:22 / atualizado em 20/10/2021 13:25
 (crédito: EVARISTO SA / AFP)
(crédito: EVARISTO SA / AFP)

Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, aquele que chora escondido — não se sabe se de remorso, alegria ou medo por todo o mal que causou ao país — em sua nova fase vitimista, lamuriou: "O tempo todo sou responsável por tudo, se é assim, ache um cara melhor, sem problema nenhum. Tem muita gente boa candidata".

O amigão do Queiroz já disse que "o Brasil não está tão ruim assim", e que "a crise é mundial, pô". Será mesmo? Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico  (OCDE), 83% dos países irão terminar 2021 em condições melhores do que o Brasil (inflação, câmbio, crescimento, etc.).

A verdade

Na América latina, por exemplo, apenas Haiti e Argentina estão piores que nós. E no chamado G-20, grupo que reúne as maiores economias do planeta, somente a Argentina e a Turquia têm, hoje, uma inflação maior do que a brasileira. Ou seja, é Jair Bolsonaro, o devoto da cloroquina, mentindo como sempre.

Mas voltando ao primeiro parágrafo desta singela coluna, e já atendendo o pedido do patriarca do clã das rachadinhas e das mansões milionárias, segue abaixo uma lista com apenas 46 nomes (países do G-20 e da OCDE), já que 83% do planeta é muito nome para eu pesquisar, de 'caras' melhores do que ele:

Anote ai

Scott Morrison, Alexander Van Der Bellen, Alexander Dee Croo, Justin Trudeau, Sebastián Piñera, Iván Duque Márquez, Carlos Alvarado Quesada, Milo Zeman, Mette Frederiksen, Alar Karis, Sauli Niinistö, Emmanuel Macron, Angela Merkel, Katerina Sakellaropoulou, János Áder, Guðni Th. Jóhannesson, Michael Higgins.

Segue... Naftali Bennett, Mario Draghi, Fumio Kishida, Lee Beom-seok, Krij%u0101nis Kari%u0146, imonyt%u0117, Xavier Bettel, Andrés López Obrador, Mark Rutte, Jacinda Kate Laurell Ardern, Erna Solberg, Andrzej Duda, António Costa, Andrej Babi, Janez Jana, Pedro Sánchez, Stefan Löfven, Walter Thurnherr, Boris Johnson.

Por fim: Joe Biden, Cyril Ramaphosa, Salman bin Abdulaziz, Al Saud, Xi Jinping, Ramnath Kovind, Joko Widodo. E aí, maníaco do tratamento precoce? Anotou? Eis os 'caras' melhores do que você, inclusive líderes da Colômbia e Costa Rica, dentre outras 'porcarias' mundiais. Percebe, Bolsonaro, como você é um josta?


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação