Greve dos Caminhoneiros

Medo de multa por bloqueio de estrada desmobiliza greve de caminhoneiros

Profissionais da categoria apontam dificuldades para trabalhar como descumprimento da tabela de frete principalmente o preço do óleo diesel

Raphael Felice
postado em 01/11/2021 14:03
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O anúncio de mobilização de uma greve nacional de caminhoneiros não foi para frente. No Entorno do Distrito Federal, locais como o Jardim Ingá, localizado no município de Luziânia, o Posto do Machado, local tradicional de concentração da categoria para manutenção, abastecimento, e para coleta de mercadorias em uma fábrica próxima, teve movimento natural. 

Em conversa com a reportagem, alguns caminhoneiros que estavam nos pontos de concentração concordam que há necessidade de uma greve, mas o risco de serem multados por bloqueios de estrada, desestimulou uma maior adesão.

"Não acredito que haverá greve. Acho que seria totalmente necessária, mas o governo não apoiou se a gente para o caminhão na estrada a agente toma multa. Acho necessário não só aumentar o frete, mas abaixar o combustível”, disse o caminhoneiro Jayme Oliveira.

Nilton Cesar da Silva Andrade, de 51 anos, também concorda que há a necessidade de uma greve, mas acredita que não vai resolver, pois, segundo o caminhoneiro autônomo, não há boa vontade dos poderes.

“Eu acho que o bloqueio resolvia, pois não deixaria ninguém passar. Mas o governo conseguiu junto com a Justiça e a polícia, que se a gente bloquear a estrada os policiais vão multar todo mundo”, afirmou.

A pouca mobilização não foi registrada apenas no entorno do DF. No restante do país, o Ministério da Infraestrutura afirmou que os poucos registros de bloqueio foram rapidamente dispersados no começo da manhã desta segunda (01).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação