Precatórios

PEC dos Precatórios: Câmara permite voto remoto para alcançar quórum

Votação presencial é regra desde o dia 26 de outubro, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez concessão para conseguir aprovar PEC dos precatórios

Israel Medeiros
Cristiane Noberto
postado em 03/11/2021 21:33
 (crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
(crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Para tentar garantir quórum para votar a PEC dos precatórios (PEC 23/2021), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), orientou a Mesa Diretora da Casa a permitir a votação remota por parte de parlamentares que estão fora do país em missão oficial para a COP26, em Glasgow, Escócia.

A decisão foi criticada por vários partidos que estão contra a PEC, que consideram o movimento como uma "mudança das regras do jogo durante o jogo". O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) usou a tribuna para denunciar que a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) está afastada de suas atividades porque foi impedida de participar das votações da Câmara dos Deputados pelo sistema remoto. A parlamentar tem 87 anos e ainda não recebeu a terceira dose de vacina contra a covid-19.

“Eu quero denunciar que a deputada do PSOL Luiza Erundina está suspensa, teve que pedir licença da Casa porque não foi autorizada a votar pelo Infoleg e ainda não foi vacinada com a terceira dose. Nós falamos com o presidente Arthur Lira sobre isso e ele não resolveu, agora essa vergonha para votar a PEC dos Precatórios. Esse é o desespero desse governo, eles precisam comprar votos nessa Casa, de qualquer jeito passar a PEC do Calote”, afirmou em discurso no plenário da Câmara nesta quarta-feira (3/11).

O ato da mesa número 212, publicado na tarde desta quarta, dispensou o registro biométrico na Casa dos “parlamentares que estiverem no desempenho de missão autorizada pela Câmara dos Deputados”.

Logo antes, o líder da oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), afirmou que o presidente da Casa não pode mudar o procedimento da Câmara quando bem entender.

“O presidente da Casa não pode mudar o procedimento de votação em função dos seus desejos. Ele não pode escolher como vai ser a votação em função do resultado que ele quer produzir. Não pode mudar a regra. A regra agora não é de votação de quem está presente na Casa? Então tem que ser quem está presente na Casa”, afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação