Covid-19

Planalto exige vacinação completa de servidores do grupo de risco

Funcionários que trabalham na Presidência devem se imunizar contra a covid-19 para voltar ao expediente presencial. Determinação não vale para o presidente Jair Bolsonaro, que não se imunizou

Luana Patriolino
postado em 04/11/2021 11:39 / atualizado em 04/11/2021 11:40
 (crédito: EVARISTO SA)
(crédito: EVARISTO SA)

Para retomar as atividades presenciais, o Palácio do Planalto determinou, nesta quinta-feira (4/11), que servidores públicos que trabalham na Presidência e fazem parte do grupo de risco devem se vacinar contra a covid-19. A decisão vale para funcionários da Casa, mas não inclui o presidente Jair Bolsonaro, de 66 anos, que não se imunizou.

A portaria foi assinada pelo ministro Onyx Lorenzoni e ainda permite que os demais funcionários retornem sem a carteira de vacinação. A decisão contraria o Ministério Público do Trabalho, que proíbe empregadores de exigirem a imunização contra o novo coronavírus dos empregados. No entanto, o próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST) exige o esquema vacinal completo.

A nova medida reforça a instrução normativa do Ministério da Economia do mês passado, que valia para servidores de todo o governo federal. As pessoas consideradas do grupo de risco são: acima de 60 anos, gestantes, pacientes com diagnóstico de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, fumantes, pessoas com doenças crônicas, cromossômicas ou hematológicas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação