Disputa

Moro diz que Lula flerta com o autoritarismo: "É preocupante"

Além de criticar falas do ex-presidente, o ex-juiz contou sobre projetos no Podemos

Aline Brito
postado em 24/11/2021 22:47
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Miguel Schincariol/AFP)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Miguel Schincariol/AFP)

Nesta terça-feira (23/11), o ex-juiz Sérgio Moro falou em entrevista à CNN que acha preocupante flertar com o autoritarismo, se referindo ao ex-presidente Lula. “Quando se tem alguém que quer ser candidato a presidente e fica elogiando Cuba, minimizando as restrições à liberdade e os presos políticos que existem em Cuba; quando fica elogiando a Nicarágua que acabou de passar por eleições onde foram presos por motivos políticos os adversários, acho que a gente tem razão para se preocupar”, disse o ex-ministro da Justiça.

Moro afirmou ainda não ter nada contra Lula e que as decisões que tomou enquanto juiz foram todas baseadas na lei e em busca do combate à corrupção. “Eu era tido como um juiz rigoroso, mas na minha avaliação eu apenas apliquei a lei para quem pagou ou recebeu suborno”, pontuou. Para ele, o ex-presidente não teria chances de ganhar as eleições de 2018 mesmo que estivesse apto a concorrer. “Ele foi poupado de uma derrota. A grande recessão de 2014 e 2016 estava na memória. Não acredito que o ex-presidente, mesmo que estivesse em liberdade, ganharia as eleições”, opinou.

Em relação às eleições de 2022, Sérgio Moro ressaltou a importância de garantir a democracia. "É muito preocupante que não tenhamos clareza nas credenciais democráticas de um candidato à presidência da república, seja na extrema esquerda ou, infelizmente como existe no Brasil também, na extrema direita”, alfinetou.

O agora pré-candidato à presidência se referiu a entrevista dada por Lula ao jornal El País, onde ele minimizou a ditadura de Daniel Ortega, presidente da Nicarágua desde 2007. Durante a conversa, o ex-presidente comparou o tempo em que o ditador e a chanceler alemã Angela Merkel estão no poder. “Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e o Daniel Ortega não?”, indagou. Quando refutado pela entrevistadora, Lula reagiu dizendo que não pode julgar o que aconteceu na Nicarágua, em relação aos presos políticos. “No Brasil, eu fui preso. Fiquei 580 dias na cadeia para que o Bolsonaro fosse eleito presidente da república. Eu não sei o que as pessoas fizeram para serem presas [na Nicarágua], eu sei que eu não fiz nada”, ressaltou.


Podemos

Moro se filiou neste mês ao partido Podemos e falou sobre os planos que está traçando para apresentar à sociedade na corrida eleitoral do próximo ano. “Fui convidado a apresentar meu nome no Podemos e estamos construindo um projeto que envolve tanto o combate à corrupção como também o enfrentamento das dificuldades que hoje sofrem a população brasileira, [como] o desemprego, a fome que nós vimos retornar, a inflação elevada, o combate à pobreza, a retomada do desenvolvimento econômico. Então esse projeto transcende, ele é muito mais amplo do que um mero combate à corrupção”.

Questionado sobre as ideias para combater a pobreza, o pré-candidato falou sobre a criação de uma força tarefa. “Seria a criação de uma agência independente, que teria uma missão muito específica: acabar de vez com a pobreza no brasil. Nós podemos fazer isso, o Brasil tem uma economia grande o suficiente para suportar esses custos”, garantiu.

O ex-juiz aproveitou ainda para alfinetar o governo Bolsonaro em relação à inflação. “O governo tem adotado uma postura irresponsável do ponto de vista fiscal. Agora existe essa proposta da PEC dos precatórios, que eu chamo de PEC da recessão”, disse.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação