OPERAÇÃO PF

PF monta operação para conter extração clandestina de ouro no Rio Madeira

Descoberta de ouro atraiu aglomeração de balsas para região nesta semana. Força-tarefa conta com o apoio de outros órgãos federais

Correio Braziliense
postado em 24/11/2021 22:36

A Polícia Federal trabalha em ações para conter o avanço de centenas balsas de garimpo ilegal que estão reunidas há dias no Rio Madeira, um dos principais rios da Amazônia. Uma grande quantidade de ouro teria sido encontrada na região. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

A força-tarefa conta com o apoio de outros órgãos federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério da Defesa. Não há detalhes sobre a operação. A lavra clandestina de ouro no Rio Madeira é um problema conhecido do setor público. Essa mesma atividade criminosa se espalha há décadas por outros afluentes do Rio Amazonas, como o Rio Tapajós, na região de Itaituba. O diferencial do caso é a aglomeração de balsas numa mesma região, nas proximidades dos municípios de Autazes.

Para retirar o ouro do fundo do rio, essas embarcações utilizam longas mangueiras, que são lançadas até o leito do rio. Acionadas por geradores, elas sugam a terra e tudo o que encontram no fundo. O material revolvido é trazido até a balsa e passa por uma esteira, onde é filtrado e devolvido à água. Nesse processo, o ouro fica retido no local.

Segundo a PF, as ações causam grande dano ambiental, porque acabam com todo tipo de alimento de centenas de espécies de peixes, comprometem a qualidade da água e geram assoreamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação