PARAQUEDISMO

Empolgado, Bolsonaro participa de evento da Brigada Paraquedista no Rio

Chefe do Executivo lembrou do tempo em que fez parte da equipe, mencionou a Libertadores da América e disse torcer para a vitória do Flamengo. Em 1980, quando ainda militar, Bolsonaro perdeu o controle de seu paraquedas, bateu contra a parede de um prédio e despencou, quebrando os dois braços e os tornozelos

Ingrid Soares
postado em 26/11/2021 16:33
 (crédito: Reprodução / Tv Brasil)
(crédito: Reprodução / Tv Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira (26/11) da cerimônia de formatura do 76º Aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista no Rio de Janeiro. Animado, o chefe do Executivo lembrou do tempo em que fez parte da equipe.

"Retornar a esse ambiente, a essa casa, é de uma emoção incomensurável. Por aqui passei por quatro anos. Estou há 32 anos afastado. A emoção é a mesma de sempre. Me sinto aquele jovem tenente quando cheguei aqui em 1972”, apontou.

O chefe do Executivo ainda fez uma comparação entre a rampa de salto do avião e a rampa do Palácio do Planalto. “O tempo passou. Assim como vocês, saltamos muito pela rampa. E, naquele tempo, já pensava: 'Vamos um dia, não só saltar da rampa. Vamos subir a rampa do Planalto Central'”, relatou.

“Chegamos à Presidência da República, começamos a impor o ritmo, aquele que é conhecido por nós, da honestidade e do patriotismo. Problemas aconteceram ao longo dos últimos 3 anos, mas permanecemos firmes na vontade de acertar e fazer o melhor para a nossa Pátria. Poucas coisas nos confortaram na Presidência, uma delas, a certeza de ter essa frota sempre pronta para defender a nossa liberdade, a nossa democracia e a integridade do solo brasileiro. Juntos trabalhamos para entregar, no futuro, um Brasil melhor do que aquele que recebemos em 2019. Vou dizer que não tem realmente preço e palavras para dizer o quanto estou feliz neste momento”.

Bolsonaro também deu comandos às tropas paraquedistas e, por fim, se empolgou: “Vamos embora, porra! Todo mundo saltando! Bora, porra!”, ordenou. Ao final, ele assistiu à apresentação de demonstração de paraquedismo.

Além do presidente, estiveram presentes ao evento o vice-presidente, Hamilton Mourão, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército, o general Luiz Eduardo Ramos, o ministro da Defesa, general Braga Neto, e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Em 1980, quando ainda militar e participava de um curso de salto livre da Brigada Paraquedista do Exército, Bolsonaro perdeu o controle de seu paraquedas e despencou de uma altura de oito metros na Avenida das Américas, no Rio de Janeiro. Por conta da ventania, ele perdeu o controle do equipamento, bateu contra a parede de um prédio e despencou, quebrando os dois braços e os tornozelos.

Jogo do Flamengo

Em tom de brincadeira, o presidente mencionou a Libertadores da América e disse torcer para a vitória do Flamengo no jogo contra o Palmeiras, que ocorrerá amanhã. “Amanhã, somos todos Flamengo”, bradou.

Antes do discurso, o cerimonialista questionou se Bolsonaro preferia o microfone posicionado à esquerda ou à direita e ele rebateu: “Sempre à direita”. Mais cedo, esteve na conclusão do Curso de Formação de Sargentos da Escola de Especialistas de Aeronáutica, em São Paulo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação