TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS

Bolsonaro sanciona lei que aumenta número de desembargadores dos TRFs

TRFs são os responsáveis pelos julgamentos em segunda instância. De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a matéria irá equilibrar o número de juízes nas sucursais

Cristiane Noberto
postado em 01/12/2021 15:37
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Os cinco Tribunais Regionais Federais ganharam mais desembargadores federais. A lei 14.253/21 transforma cargos vagos de juiz substituto em desembargadores federais. A legislação foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (1º/12).

Os TRFs são os responsáveis pelos julgamentos em segunda instância. De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a matéria irá equilibrar o número de juízes nas sucursais.

De acordo com a lei, a configuração dos tribunais fica assim:
- 1ª Região: 43 desembargadores (eram 27)
- 2ª Região: 35 desembargadores (eram 27)
- 3ª Região: 55 desembargadores (eram 43)
- 4ª Região: 39 desembargadores (eram 27)
- 5ª Região: 24 desembargadores (eram 15)

(Com agência Câmara)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação