VAGA NO TCU

TCU aprova resolução que impede líder do governo de assumir vaga na Corte

Fernando Bezerra (MDB-PE) é réu em ação de improbidade administrativa no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ainda disputam o pleito os senadores Antônio Anastasia (PSD-MG) e Kátia Abreu (PP-TO). Outra vaga se abrirá com a aposentadoria da presidente do TCU, Ana Arraes, no ano que vem, quando completará 75 anos

Ingrid Soares
postado em 02/12/2021 11:23

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou uma resolução que veta a nomeação à Corte de indicados que respondam a ação penal por crime doloso contra a administração pública ou ação de improbidade administrativa. Na prática, a resolução impede que o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que é candidato à vaga do ministro Raimundo Carreiro, assuma o cargo de ministro da Corte. A resolução foi aprovada na quarta-feira (1º/12). Carreiro deixará o cargo para assumir como embaixador do Brasil em Portugal. 

“Não se dará posse ao nomeado que não atenda aos requisitos constitucionais da idoneidade moral e da reputação ilibada, a partir do enquadramento objetivo em qualquer das seguintes situações: ter recebida contra si ação penal por crime doloso contra a Administração Pública; ser réu em ação de improbidade administrativa que já tenha ultrapassado a fase processual da decisão; ter contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, por decisão colegiada do órgão de controle externo competente e ter contra si sentença judicial ou acórdão de tribunal, com trânsito em julgado ou não."

Bezerra é réu em ação de improbidade administrativa no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ainda disputam o pleito os senadores Antônio Anastasia (PSD-MG) e Kátia Abreu (PP-TO). Outra vaga se abrirá com a aposentadoria da presidente do TCU, Ana Arraes, no ano que vem, quando completará 75 anos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação