Crime

Subprocurador do TCU incrimina Bolsonaro e Joaquim Leite por falsidade ideológica

O requerimento pede a apuração de dados sobre desmatamento no Brasil e quer comparar com os dados anunciados na COP pelo presidente e apoiado pelo ministro

Tainá Andrade
postado em 19/11/2021 23:46
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

O subprocurador geral da república, Lucas Rocha Furtado, protocolou, nesta sexta-feira (19/11), no Tribunal de Contas da União (TCU), uma nova representação contra o governo federal. Dessa vez, ele requereu apuração dos dados de desmatamento das florestas brasileiras do atual governo e comparar com os últimos mandatos.

A intenção é verificar se há um “descompasso” entre as informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no último dia 18 e as anunciadas no discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26).

No entendimento de Furtado, há indícios de omissão intencional do presidente e do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o que configurou crime de falsidade ideológica praticado pelas duas autoridades. Por fim, o subprocurador pediu “estima, respeito e consideração”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação