BOLSONARO

Em evento no Rio, Bolsonaro ataca passaporte de vacinação e governadores

Presidente ainda colocou em dúvida eficácia das imunizações e disse que nenhum país combateu a disseminação tão bem como o Brasil

Luana Patriolino
postado em 11/12/2021 17:54 / atualizado em 11/12/2021 17:54
 (crédito: Agência Brasil/Reprodução)
(crédito: Agência Brasil/Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar a exigência do passaporte de vacinação no país. Durante cerimônia de declaração de guardas-marinha, no Rio de Janeiro, neste sábado (11/12), o chefe do Executivo ainda afirmou que, se dependesse dele, os turistas estrangeiros só precisariam apresentar um exame PCR para desembarcar no Brasil.

Bolsonaro disse que "governadores autoritários" estão impondo medidas sanitárias para o controle da disseminação da covid-19. “Ômicron já está no Brasil. É uma realidade. Não temos como você falar: vamos bloquear os voos de tal país pra cá se não tiverem vacinados. Repito: Vacinado contrai o vírus? Vacinado transmite o vírus? No que depender de mim tinha só o PCR. É mais efetivo do que a vacina. A vacina não impede que se contamine e se transmita o vírus”, disse.

Na ocasião, Bolsonaro também colocou em dúvida a eficácia da imunização como forma de prevenção contra a doença. “Eu tomei hidroxicloroquina e se me contaminar de novo, tomo outra vez. Não só eu, milhares de pessoas fizeram a mesma coisa. Quem já tomou vacina pode se reinfectar? Pode. Respeito a autonomia do médico”, disse.

Pandemia

Durante o evento, Bolsonaro foi além e disse que nenhum país combateu a pandemia tão bem como o Brasil. “Mente descaradamente quem fala que o governo não comprou vacina no ano passado. No ano passado, não tinha uma só dose a venda. A primeira dose foi aplicada em dezembro no Reino Unido. Quarenta, cinquenta dias depois começamos a aplicar a primeira dose aqui. Quem comprou todas as vacinas foi o governo federal. Ninguém no mundo fez um combate tão efetivo como nós”, afirmou.

O presidente participou de uma cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha e entrega de espadas da turma Capitão-de-Fragata Luis Barroso Pereira, uma formatura de aspirantes da Marinha. Bolsonaro estava acompanhado do governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro e dos ministros Walter Braga Netto (Defesa), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência).

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação