ELEIÇÕES 2022

Datena confirma que será candidato a senador por São Paulo

Em conversa ao vivo com Fausto Silva, o apresentador José Luiz Datena confirma que será candidato à cadeira por São Paulo

Taísa Medeiros
postado em 16/01/2022 06:00
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

Novos nomes começam a despontar para concorrer a uma cadeira no Congresso em 2022. O apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, confirmou que vai concorrer a uma vaga no Senado em outubro. A afirmação foi feita durante o Brasil Urgente, programa apresentado por ele na emissora.

Durante a participação do novo contratado da emissora, Fausto Silva, o Faustão, em seu programa, Datena confirmou e acrescentou: "Não posso falar mais nada, mas vou ser candidato ao Senado. Isso com certeza". Pela quarta vez consecutiva, o apresentador afirma que será candidato, mas este será de fato seu primeiro pleito.

Em resposta, Faustão expressou apoio ao colega de emissora: "Olha esse aqui. Não sei quanto tempo ele fica lá, porque ele não é de hipocrisia. Conchavo não é com ele", disse. Datena ainda confessou que, na verdade, seria candidato a presidente — o que não se concretizará porque lhe "deram uma rasteira". Comentou que deu entrevistas em que afirmava ser candidato à Presidência. "Depois os caras fizeram uma fusão e eu me fusão", ironizou o apresentador.

A fusão a qual Datena se refere é entre DEM e o PSL, que criou o União Brasil. Antes da união entre as duas legendas, o apresentador, até então filiado ao PSL, era cotado como possível candidato do partido à presidência da República.

O apresentador não confirmou em qual partido ingressará para a disputa eleitoral. No fim de 2021, Datena adiou a filiação ao PSD, partido de Gilberto Kassab. O provável candidato disse que aguarda orientação do governador de São Paulo, João Doria, e do vice, Rodrigo Garcia, para se filiar ao partido que abrigará sua candidatura. No início de dezembro, ele anunciou que apoiará Doria para a Presidência da República e Garcia para o governo de São Paulo.

A carreira política de Datena se ensaia há seis anos. A primeira tentativa foi em 2016, quando o apresentador considerou tentar o cargo de prefeito de São Paulo pelo PP. Na época, denúncias de corrupção envolvendo o partido apareceram e fizeram Datena recuar. Em 2018, o apresentador iria se lançar como candidato por São Paulo a uma vaga no Senado pelo DEM, mas desistiu.

Nas eleições de 2020, Datena foi cotado como vice-prefeito de São Paulo na chapa de reeleição de Bruno Covas (PSDB). Na época, afirmou acreditar ser melhor se manter como apresentador durante a pandemia de covid-19, quando "a Band precisava de seus apresentadores mais experientes". Este ano, Datena já declarou que não irá desistir de seus planos na política.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação