Lula

Lula convoca ex-ministros da Saúde do PT para reunião sobre a pandemia

Discussão tem objetivo de apontar desafios e soluções para o SUS no enfrentamento da pandemia em 2022. Reunião pode construir um início de plano de governo petista na Saúde

Raphael Felice
postado em 17/01/2022 16:49
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Com a campanha eleitoral se aproximando, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para esta terça-feira (18/1), na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, com os ex-ministros da Saúde dos governos petistas: Agenor Álvares, Alexandre Padilha, Arthur Chioro, Humberto Costa, José Gomes Temporão e Saraiva Felipe. O objetivo do encontro é debater soluções e avaliar desafios para a saúde pública no Brasil em 2022, em especial no combate à pandemia da covid-19.

Além deles, também vão participar da reunião o ex-diretor da Anvisa Dirceu Barbano e a coordenadora do Setorial de Saúde do PT, Eliane Cruz. 

Segundo a assessoria do presidente petista, entre os tópicos da discussão destaca-se o combate às fake news contra a vacina com um “presidente negacionista”. A reunião pretende debater também formas de o governo federal articular prefeituras e governos estaduais a trabalharem juntos pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Desde o início da pandemia, o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores têm acompanhado o combate ao coronavírus e a ausência de políticas públicas de atendimento à população nesta fase e a força do Sistema Único de Saúde na assistência aos brasileiros durante a crise sanitária”, destacou a nota.

Internamente, já se admite que as discussões terão como consequência um ponto de partida para o plano de governo de Lula na área da Saúde.

Ao Correio, o senador Humberto Costa (CE) explicou que, além de debater desafios para 2022 e erros na gestão da Saúde do governo Bolsonaro, a reunião servirá para debater soluções e ações para o futuro em caso de novas situações emergenciais, caso o PT retorne ao poder.

“Nós vamos fazer uma conversa, um balanço de como foi a condução da pandemia até aqui e avaliar formas de enfrentar a covid em 2022. Vamos ouvir também o que o presidente Lula está querendo de nós (ex-ministros) e debater como o SUS precisa ser preparado para eventualidades, no caso de nós vivermos outras emergências sanitárias como essa, que certamente virão outras emergências”, explicou.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação