Assédio

PGR defende que STF mantenha restrita gestão de Sérgio Camargo na Fundação Palmares

Em outubro de 2021, a 21ª Vara do Trabalho de Brasília, proibiu o presidente da Fundação Palmares de nomear e exonerar servidores do órgão após denúncias de assédio moral

Maria Eduarda Cardim
postado em 01/02/2022 20:24 / atualizado em 01/02/2022 20:24
 (crédito: Reprodução/Facebook)
(crédito: Reprodução/Facebook)

A Procuradoria-Geral da República defendeu, nesta terça-feira (1º/2), que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha a decisão que afasta o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, da gestão de pessoas do órgão, emitida no ano passado.

Em outubro de 2021, o juiz do trabalho Gustavo Carvalho Chehab, da 21ª Vara do Trabalho de Brasília, proibiu Camargo de nomear e exonerar servidores da Fundação Palmares. 

O afastamento de Camargo da gestão pessoal do órgão foi solicitado através de uma ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) motivada por denúncias de assédio moral, perseguição ideológica e discriminação contra funcionários da fundação.

Diante do afastamento, a fundação pediu para que o STF derrubasse a decisão da Justiça do Trabalho sob a justificativa de que a competência para atuar no caso seria da Justiça Federal. 

No entanto, para o procurador-geral da República, Augusto Aras, ratificou a competência da Justiça do Trabalho no caso. 

"Os bens protegidos por esta ação – a vida, a saúde e a integridade física e psicológica de trabalhadores – estão longe de se caracterizarem como individuais. Os titulares desses bens também não se restringem a servidores estatutários, mas a todo e qualquer trabalhador que preste serviços nas dependências da Fundação Cultural Palmares, uma vez que o meio ambiente é um só", pontuou Aras.

Na época em que foi acusado de assédio moral, perseguição ideológica e discriminação aos servidores, Sérgio Camargo negou as acusações, disse que "todas as denúncias são fakes" e que partiram de "militantes vitimistas e traíras".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação