Vacinação contra covid-19

PGR dá 10 dias para Damares explicar abertura de disque-denúncia para antivacinas

Em nota, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos chegou a informar que irá encaminhar "denúncias" de pessoas que se sentirem "discriminadas" por serem contrários à vacinação contra covid-19 ao Disque 100

Maria Eduarda Cardim
postado em 01/02/2022 22:01 / atualizado em 01/02/2022 22:26
Em uma resposta às críticas após a divulgação da nota, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos afirmou que não é contrário à vacinação -  (crédito: Willian Meira/MMFDH)
Em uma resposta às críticas após a divulgação da nota, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos afirmou que não é contrário à vacinação - (crédito: Willian Meira/MMFDH)

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) deu 10 dias para que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) explique a intenção de encaminhar "denúncias" de pessoas que se sentirem "discriminadas" por serem contrários à vacinação contra covid-19 ao Disque 100, canal que serve para atender denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a alguns temas.

A abertura do canal aos antivacinas foi informada em nota técnica emitida pela pasta. A mesma nota diz que "o ministério entende que a exigência de apresentação de certificado de vacina pode acarretar em violação de direitos humanos e fundamentais". 

Portanto, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, também pediu para que a pasta explique qual o fundamento adotado pela pasta para considerar como violação de direitos humanos a imposição de medida de saúde pública legalmente prevista. 

Outra intenção do procurador é entender se a nota técnica reflete a posição oficial da pasta. Para Vilhena, a conduta da pasta é "digna de preocupação".

"É digna de preocupação a conduta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) de, em documento oficial, considerar que a imposição de medida sanitária prevista em lei configure violação de direitos humanos, e, não bastasse isso, disponibilizar seu mais importante canal de denúncias para oitiva de 'denúncias' contrárias à obrigatoriedade de vacinação", diz trecho do documento assinado por Vilhena.

A determinação da PFDC ocorre após um pedido do senador Humberto Costa (PT/PE) de abertura de uma ação civil pública contra as autoridades daquele ministério e apuração da ocorrência de possível ato de improbidade administrativa.

Resposta

Em uma resposta às críticas após a divulgação da nota, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos afirmou que não é contrário à vacinação, mas à violação de direitos decorrente de passaporte sanitário obrigatório.

"Em nota técnica encaminhada a órgãos de controle e demais pastas do Executivo Federal, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) afirma que a implementação de medidas de restrição contra quem não tomar vacinas contra covid-19 pode ferir direitos fundamentais previstos na Constituição Federal (CF), em legislações infraconstitucionais e em convenções internacionais ratificadas pelo Brasil", disse a pasta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação