Bolsonaro

Bolsonaro apoia podcaster antivacina envolvido em polêmica com Spotify

O norte-americano é pivô de uma polêmica entre artistas e o Spotify — plataforma de streaming — que hospeda o podcast acusado de espalhar desinformação sobre a Covid

Fernanda Strickland
postado em 02/02/2022 23:19 / atualizado em 02/02/2022 23:24
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou apoio ao podcaster antivacina envolvido em polêmica entre artistas e o Spotify — plataforma de streaming — que hospeda o podcast acusado de espalhar desinformação sobre a covid-19. Em alguns episódios, o apresentador norte-americano apresentou afirmações falsas e enganosas

Bolsonaro fez uma postagem em inglês na noite desta quarta-feira (2/2), onde disse: "Não tenho certeza do que @JoeRogan pensa sobre mim ou sobre o meu governo, mas não importa. Se liberdade de expressão significa alguma coisa, significa que as pessoas devem ser livres para dizer o que quiserem, concordando ou discordando de nós. Mantenha-se firme! Abraços do Brasil", escreveu Bolsonaro.

Joe Rogan é muito popular no Spotify, mas foi acusado de propagar teorias da conspiração em episódios recentes. Ele desaconselhou a vacinação em jovens e defendeu o uso da ivermectina para tratar a covid — uma opção comprovadamente ineficaz.

Nos episódios o apresentador alegou que a vacina pode alterar genes humanos. Rogan disse: "Isto não é uma vacina, é basicamente uma terapia genética". Outra afirmação que ele fez no ano passado, foi que Ivermectina pode curar covid-19, em um episódio com participação de Bret Weinstein, um autor e professor de biologia americano, que disse: "A ivermectina sozinha é capaz de levar esse patógeno à extinção".

Com falas semelhantes as de Bolsonaro, Rogan disse que não acha "que seja verdade que haja um risco maior de miocardite em pessoas jovens contraindo covid-19, versus o risco da vacina". Além de afirmar que "se você for vacinado depois de pegar covid, corre mais risco de efeitos colaterais adversos."

Apoio 

O apoio de Bolsonaro, veio após o Spotify dizer que vai adicionar um aviso para todos os conteúdos que trouxerem a covid-19 como tema. A medida foi anunciada na tarde do último domingo (30/1), por Daniel Ek, CEO da empresa.

A atitude foi tomada em resposta à saída de artistas do porte de Neil Young e Joni Mitchell. Os músicos queriam que o programa The Joe Rogan Experience fosse tirado do ar no serviço. Para que fique mais claro a todos, o Spotify irá, pela primeira vez, tornar pública as políticas de conteúdo, deixando mais transparente o que é permitido ou não dentro da plataforma.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação