INVESTIGAÇÃO

Moraes manda PF colher depoimento de Weintraub nesta sexta-feira

Em um podcast, o ex-ministro da Educação afirmou que um dos ministros do Supremo tentou comprar sua casa. Investigação será anexada no inquérito das fake news

Luana Patriolino
postado em 03/02/2022 16:17 / atualizado em 03/02/2022 16:18
 (crédito: Reprodução/YouTube/Podcast Inteligência Ltda)
(crédito: Reprodução/YouTube/Podcast Inteligência Ltda)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal tome o depoimento do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub nesta sexta-feira (4/2). Há uma investigação preliminar aberta contra o bolsonarista desde o mês passado, por conta de declarações polêmicas em um podcast veiculado no YouTube.

“Esta PET foi instaurada a partir de vídeo que chegou ao conhecimento deste Gabinete, publicado pelo canal ‘Cortes do Inteligência [OFICIAL]’ do Youtube, no qual são veiculadas, por parte de Abraham Weintraub, diversas informações falsas acerca da atuação do Supremo Tribunal Federal e de condutas relacionadas a um de seus membros”, escreveu Moraes no despacho.

Em janeiro, sem apresentar provas, Weintraub disse que um dos ministros do Supremo que lhe negou habeas corpus tentou comprar a sua casa em um condomínio fechado, mesmo sem ela estar à venda.

“Moro numa casa, num condomínio fechado, uma casa boa. Um juiz do STF estava procurando casa na região, dentro do condomínio. Viu a minha casa e falou: ‘Pô, casa bonita, hein? De quem é?’ Falaram: ‘Abraham Weintraub’. ‘Pergunta para ele se não quer vender para mim’. O que acha disso? É adequado?”, afirmou o ex-ministro da Educação na entrevista.

Depoimento adiado

Em 21 de janeiro, Moraes determinou a inclusão do vídeo com as falas de Weintraub no inquérito que apura fake news e ameaças contra os ministros da Corte. O depoimento à PF deveria ocorrer em 31 de janeiro, mas o ex-ministro da Educação testou positivo para a covid-19 e o processo foi remarcado.

“Compulsando os documentos juntados pela autoridade policial, é possível verificar a pertinência da solicitação de dilação do prazo para oitiva, notadamente em razão de o patrono do requerido ter contraído covid-19, não havendo prejuízo de remarcação do ato para a data solicitada. Diante do exposto, autorizo o reagendamento solicitado pela Polícia Federal, e determino que a oitiva de Abraham Weintraub ocorra no dia 4/2/2022”, concluiu Alexandre de Moraes.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação