TRIBUNAL DE CONTAS

Em discurso de posse, Antonio Anastasia promete equilíbrio e moderação no TCU

Ex-senador assumiu o cargo de ministro do TCU nesta quinta-feira (3/2) e destacou o papel do tribunal na sociedade brasileira

Luana Patriolino
postado em 03/02/2022 18:17 / atualizado em 03/02/2022 18:18
 (crédito: Reprodução/TCU)
(crédito: Reprodução/TCU)

O ex-senador Antonio Anastasia tomou posse na manhã desta quinta-feira (3/2) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele assume a vaga aberta com a saída de Raimundo Carreiro, que deixou a Corte na semana passada, para assumir a Embaixada do Brasil em Portugal. Em discurso, Anastasia prometeu “moderação e equilíbrio''.

“Moderação, equilíbrio, cordialidade, bom senso, serenidade e razoabilidade. Essas molduras sempre paramentaram minha atuação no serviço público, e assim também pretendo servir neste tribunal. O TCU é, a cada dia, mais um dos órgãos com papel institucional mais relevante e importante do nosso país”, disse.

O ministro também agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além dos senadores e deputados que apoiaram a candidatura dele ao TCU. Anastasia ainda enalteceu o povo de Minas Gerais e lembrou do presidente Jair Bolsonaro, que formalizou a indicação à Corte.

O termo de posse foi assinado pelo vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, que destacou a trajetória do ex-senador. “Será uma honra para todos nós estar a seu lado ao longo das sessões colegiadas e compartilhar com sua inteligência e com seu talento as decisões importantes a cargo deste tribunal. Sua experiência aqui será fundamental para o enriquecimento e a evolução do nosso debate”, ressaltou.

A indicação de Anastasia para o TCU foi aprovada pelos congressistas em dezembro do ano passado. Com 52 votos, o mineiro venceu os dois concorrentes — Kátia Abreu (PP-TO) e o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE). Eles receberam, respectivamente, 19 e sete votos.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação