APOLOGIA

‘Não há como confundir liberdade de expressão com defesa do nazismo’, diz ex-ministro

Em entrevista ao Correio, Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação, chamou de criminosa declarações do ex-apresentador Monark, do Flow Podcast, que defendeu a existência de um partido nazista no Brasil

Luana Patriolino
postado em 08/02/2022 22:00 / atualizado em 08/02/2022 22:01
Ao Correio, Mercadante criticou o termo
Ao Correio, Mercadante criticou o termo "liberdade de expressão" usado pelo influenciador - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Após a repercussão negativa e polêmica acerca das declarações do ex-apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, do Flow Podcast, em defesa da criação de um partido nazista no Brasil, o ex-ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se manifestou sobre o assunto e prestou solidariedade à comunidade judaica.

Ao Correio, Mercadante criticou o termo “liberdade de expressão” usado pelo influenciador e chamou de criminosa a declaração de Monark. “Não há como confundir liberdade de expressão com defesa do nazismo, um regime de ódio que perseguiu e matou milhões de inocentes. Minha solidariedade à comunidade judaica atingida por este tipo de comentário criminoso”, disse o presidente da Fundação Perseu Abramo.

Na tarde desta terça-feira (8/2), o podcast Flow anunciou a demissão de como Monark. Na tarde desta segunda-feira (7/2), durante uma transmissão ao vivo, na qual eram entrevistados os deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), o influenciador afirmou ser a favor da criação de um partido nazista e alegou “liberdade de expressão”.

“Ao longo da nossa história, tratamos de temas sensíveis buscando promover conversas abertas sobre assuntos relevantes para a nossa sociedade, sem preconceitos ou ideias pré-concebidas, pelo que acreditamos e defendemos. Reforçamos nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, episódio 545 foi retirado do ar. Comunicamos também a decisão que a partir de agora, o youtuber Bruno Aiub, o Monark, está desligado do Estúdios Flow”, diz o comunicado oficial.

Após diversas representações ao Ministério Público Federal (MPF), o procurador-geral da República, Augusto Aras, também determinou, a abertura de uma investigação para apurar a prática de eventual crime de apologia ao nazismo pelo deputado Kim Kataguiri pelo ex-apresentador e de Monark. Na ocasião, o parlamentar criticou a criminalização de ideologia nazista na Alemanha.

No Brasil, é crime "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional", segundo o artigo 20 da Lei nº 7.716/89, que prevê até três anos de reclusão ao autor.

Perda de patrocínio

Uma das maiores patrocinadores do programa, a marca Puma anunciou o fim da parceria com o podcast. Outras marcas esclareceram não patrocinar mais, como a Flash Benefícios, a Mondelez, detentora da marca Bis, o Ifood e o Ragazzo. A Ferj, federação de futebol do RJ, anunciou que o programa não poderá mais transmitir os jogos do Campeonato Carioca, como vinha fazendo na edição deste ano.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação