DIPLOMACIA

Viagem de Bolsonaro à Rússia gera expectativas de aceno à Ucrânia

Presidente brasileiro viaja na semana que vem para Moscou em um momento de tensão entre Rússia e Ucrânia, com riscos cada vez maiores de uma guerra ocorrer a qualquer momento

Rosana Hessel
postado em 10/02/2022 22:33
 (crédito: Evaristo Sa/AFP)
(crédito: Evaristo Sa/AFP)

Em meio às tensões entre Rússia e Ucrânia, que podem desencadear uma guerra a qualquer momento, a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) para Moscou, na próxima semana, tem gerado bastante expectativa. Ela deverá ser acompanhada atentamente por autoridades dos Estados Unidos e dos países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e que declararam apoio aos ucranianos.

A maior preocupação é sobre que tipo de sinalização Bolsonaro deverá dar ao resto do mundo ao aproximar-se do presidente russo, Vladimir Putin, em um momento tão delicado do ponto de vista geopolítico. Alguns diplomatas estão apreensivos com o timing da viagem, porque uma invasão pode ocorrer justamente durante a visita do chefe de Estado brasileiro. E, nesse caso, é difícil saber como o capitão reformado deverá se comportar sobre a defesa dos princípios da diplomacia internacional.

Washington espera que o presidente brasileiro também dê um aceno à Ucrânia durante a viagem e faça um discurso defendendo a democracia e o respeito às regras democráticas. É uma esperança, e "a última que morre, como diz o ditado. 

Mas a apreensão é grande, uma vez que a diplomacia brasileira, que era reconhecida pela tradicional imparcialidade, durante o governo de Bolsonaro não é mais a mesma. Houve uma inversão de valores, principalmente, durante a gestão do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que não se incomodava de o país ser um pária internacional. O substituto de Araújo, o ministro Carlos Alberto França, vem tentando melhorar a imagem ruim deixada pelo antecessor e evitado o envolvimento em polêmicas, como um bom diplomata. 

 

Movimentos de soldados

Os movimentos dos mais de 100 mil soldados russos nas fronteiras da com a Ucrânia e de outros 30 mil militares na Bielorrússia estão sendo acompanhados atentamente pelo mundo. De acordo com as agências internacionais, ontem, às Forças Armadas russas e da Bielorrússia deram início a exercícios militares conjuntos, acendendo o alerta nos países que integram a Otan e declararam que pretendem defender a Ucrânia, caso ela seja invadida, como já ocorreu com a Criméia, península ucraniana anexada à Rússia em 2014.

Durante o governo do ex-presidente Donald Trump, o Brasil tornou-se um aliado norte-americano extra-Otan, ou seja, tem o endosso dos EUA para se tornar um parceiro global da aliança militar.

A visita de Bolsonaro à Rússia está programada para os dias 14 e 17 deste mês e o Palácio do Planalto ainda não divulgou a agenda com os compromissos do presidente na Rússia oficialmente.

Porta-vozes da Casa Branca têm afirmado à imprensa internacional e nacional esperar que Bolsonaro tenha “responsabilidade”. Em entrevista recente ao jornal Folha de São Paulo, o ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Melvyn Levitsky, que também trabalhou na embaixada americana em Moscou, disse que a viagem é “sem sentido nos termos da posição do Brasil sobre a lei internacional”.

“O país tem uma reputação de ser muito cuidadoso sobre o respeito às regras internacionais. É um membro muito ativo da Organização das Nações Unidas e a Carta da ONU proíbe tentar resolver uma disputa ou impor sua vontade a outro país por meios militares”, afirmou o diplomata norte-americano.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação