Viagem à Rússia

Focado nas eleições, Bolsonaro quer capacitar cibersegurança militar brasileira

Assunto estará na pauta dos dois encontros entre o chefe do Executivo e Putin; área é considerada "crítica" por interlocutores do presidente

Cristiane Noberto
postado em 14/02/2022 18:31 / atualizado em 14/02/2022 18:32
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB)

A expertise em cibersegurança e ciberdefesa da KGB (serviço de segurança russo) é de interesse brasileiro. Isso porque o presidente Jair Bolsonaro (PL) confia às Forças Armadas brasileiras a missão de auditar as urnas eletrônicas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes das eleições.

O chefe do Executivo pretende fechar acordos de cooperação com a Rússia para capacitar a inteligência militar brasileira. Bolsonaro quer abordar o assunto com o presidente Vladimir Putin nos dois encontros previstos com o russo, em Moscou.

Para uma das reuniões, o brasileiro escalou os dois ministros militares, general Braga Neto (Defesa) e general Augusto Heleno (chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), para acompanhar as tratativas.

A ideia é de que a Rússia possa contribuir com a larga experiência no assunto e que as Forças Armadas brasileiras estejam melhor preparadas, especialmente durante as eleições.

Segundo apurou o portal Metrópoles, interlocutores do presidente afirmam que a infraestrutura brasileira na área é considerada “crítica”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação