ELEIÇÕES

TSE assina acordo com plataformas digitais para combater fake news

De olho nas eleições de 2022, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atua para barrar desinformação nas redes

Luana Patriolino
postado em 14/02/2022 16:12 / atualizado em 14/02/2022 16:13
 (crédito: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)
(crédito: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as principais plataformas digitais que atuam no Brasil vão assinar, nesta terça-feira (15/2), um documento para barrar a disseminação de fake news nas eleições de 2022. O acordo já está vigente no país e a intenção é renovar o memorando e focar no pleito. Presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso, estará presente na cerimônia.

As plataformas que vão assinar o documento são: Google, WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok e Kwai. As empresas devem se comprometer a cumprir com uma lista de ações a serem executadas no combate à desinformação eleitoral, entre elas a priorização de informações oficiais, divulgadas pelo próprio tribunal.

As eleições estão marcadas para 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), mas o acordo valerá até 31 de dezembro de 2022. "Vale ressaltar que os termos de cooperação pactuados com as organizações não envolvem troca de recursos financeiros e não acarretam custo ao tribunal", diz o TSE.

As assinaturas são parte das estratégias do Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE. Ao total, 72 entidades parceiras auxiliam a Corte a rebater fake news que ataquem a integridade e credibilidade do processo eleitoral do Brasil. "Os três pilares da iniciativa baseiam-se em combater a desinformação com informação de qualidade, capacitação e controle de comportamento", afirmou o TSE.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação