INVESTIGAÇÃO

Moraes revoga prisão domiciliar de Zé Trovão e mantém tornozeleira eletrônica

Além do equipamento, caminhoneiro bolsonarista está proibido de acessar as redes sociais e de se comunicar com outros investigados

Luana Patriolino
postado em 15/02/2022 22:09
 (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/Redes Sociais)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a prisão domiciliar do caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, mas decidiu manter o uso da tornozeleira eletrônica. Preso desde outubro de 2021, o militante é investigado no âmbito do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos.

Com a decisão de Moraes, o caminhoneiro deverá usar tornozeleira e não poderá acessar as redes sociais. Trovão também foi proibido de se comunicar com os outros investigados do inquérito. Ele cumpria prisão domiciliar desde dezembro de 2021.

A prisão de Zé Trovão foi decretada ainda no dia 3 de setembro do ano passado pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). À época, deputados bolsonaristas, como Carla Zambelli (PSL-SP), entraram com pedido de habeas corpus ao caminhoneiro, que foi rejeitado.

Zé Trovão é um dos principais personagens envolvidos na incitação de atos antidemocráticos de 7 de setembro. Ainda não se sabe como, e com quais recursos, o bolsonarista escapou das buscas da Polícia Federal — é possível que ele já estivesse fora do país no dia das manifestações golpistas.

Enquanto a polícia não conseguia localizá-lo, o caminhoneiro manteve os ataques ao Judiciário e aos contrários ao governo do presidente Jair Bolsonaro, por meio do Telegram. Ele dizia estar escondido na casa de um amigo, no México.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação