INVESTIGAÇÃO

Janot recorre de decisão do STF sobre suposto plano de matar Gilmar Mendes

Ex-procurador-Geral da República pede que investigação seja arquivada. Em 2019, Rodrigo Janot relatou que entrou armado no STF com intenção de atirar no ministro

Luana Patriolino
postado em 18/02/2022 21:25
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot recorreu, nesta sexta-feira (18/2), da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de negar o pedido de habeas corpus para trancar e arquivar a investigação sobre o o suposto plano dele para matar o ministro do STF Gilmar Mendes.

O inquérito teve início em 2019, quando Janot publicou em biografia e deu entrevistas afirmando que se deslocou armado até o STF com a intenção de atirar no magistrado. "Não ia ser ameaça, não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele [Gilmar Mendes] e depois me suicidar", declarou Janot à época ao jornal O Estado de S.Paulo.

“Ele estava sozinho”, disse. “Mas foi a mão de Deus. Foi a mão de Deus”, repetiu o procurador ao justificar porque não concretizou a ação. “Cheguei a entrar no Supremo (com essa intenção)”, relatou. “Ele estava na sala, na entrada da sala de sessão. Eu vi, olhei, e aí veio uma mão”, contou.

Janot afirmou que estava se sentindo mal e pediu para o vice-procurador-geral da República o substituir na sessão do STF. A cena não está narrada em detalhes no livro Nada Menos que Tudo (Editora Planeta), no qual conta sobre sua atuação no comando da Operação Lava Jato. Janot alega que narrou o fato, mas sem dizer de quem se tratava.

A decisão do ministro-relator Nunes Marques foi proferida em 4 de fevereiro, após o pedido da defesa de Janot. Além do trancamento e arquivamento da investigação, os advogados do ex-procurador pedem a restituição dos bens apreendidos do cliente.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação