JUSTIÇA

STF proíbe uso de acordo de leniência da Odebrecht em ações contra Lula

Segunda Turma do Supremo concordou com defesa do ex-presidente de que acordo foi realizado de maneira ilegal

Luana Patriolino
postado em 21/02/2022 17:06 / atualizado em 21/02/2022 17:06
 (crédito: Julien de Rosa/AFP)
(crédito: Julien de Rosa/AFP)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir o uso de informações do acordo de leniência da empreiteira Odebrecht em ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O placar foi de três votos a dois, no plenário virtual da Corte.

A maioria dos magistrados concordou com a defesa do petista de que o acordo — feito com a participação de autoridades estrangeiras — foi realizado de maneira ilegal, sem respeitar os trâmites exigidos pela lei brasileira.

Os ministros analisavam um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a decisão de Ricardo Lewandowski, que, em junho do ano passado, vedou o uso de todos os elementos de prova obtidos a partir do acordo de colaboração premiada no processo do Instituto Lula.

No voto, o magistrado disse ser espantoso o fato de um acordo milionário, envolvendo uma grande empresa nacional e autoridades brasileiras e estrangeiras, tenha sido feito “de maneira informal”, sem seguir o que determina a legislação brasileira.

“Ora, não é possível deixar de consignar o espanto que causa, para dizer o menos, que essas tratativas, as quais versavam sobre bilhões de dólares, de resto sonegadas à defesa do reclamante e ao próprio Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, fossem conduzidas ‘de maneira informal’ , sem nenhum registro, inclusive no tocante às elevadíssimas quantias reservadas a outros países a título de multas e ressarcimentos diversos”, escreveu.


 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação