Conflito

'Brasil não concorda com a invasão do território ucraniano', diz Mourão

Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a questão; semana passada, o presidente esteve na Rússia em viagem oficial e disse se "solidarizar" com o país

Thays Martins
postado em 24/02/2022 11:25
 (crédito: Evaristo Sá/AFP)
(crédito: Evaristo Sá/AFP)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, declarou, nesta quinta-feira (24/2), que o Brasil não está de acordo com a invasão da Ucrânia pela Rússia. “O Brasil não está neutro. O Brasil deixou muito claro que ele respeita a soberania da Ucrânia. Então, o Brasil não concorda com uma invasão do território ucraniano. Isso é uma realidade”, disse na entrada do Palácio do Planalto. 

O presidente Bolsonaro (PL) ainda não se manifestou sobre o assunto. O chefe do Executivo esteve na Rússia há uma semana em meio as tensões entre o país e a Ucrânia. Na ocasião, Bolsonaro disse se solidarizar com a Rússia. O ato gerou reação dos Estados Unidos que disse que a fala "mina a diplomacia internacional" e "não poderia ter ocorrido em momento pior". Questionado sobre as declarações do presidente, Mourão preferiu não comentar. “Eu não comento as palavras do presidente", afirmou. 

Pelo Twitter, usuários se manifestaram nesta quinta pedindo que o presidente não se pronuncie sobre a questão. Os internautas temem que o presidente dê passos falhos na diplomacia. 

A Rússia começou a invasão da Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24/2). Pelo menos 500 brasileiros vivem no país, segundo a embaixada do Brasil em Kiev. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação