GUERRA

Ucrânia: Falta de posicionamento de Bolsonaro incomoda outros países

O embaixador do Brasil Otávio Brandelli afirmou, em discurso, que o Brasil está preocupado com a guerra na Ucrânia e defendeu uma saída diplomática para a questão

Luana Patriolino
postado em 26/02/2022 21:42 / atualizado em 26/02/2022 21:42
 (crédito:  Sergei Supinsky/ AFP)
(crédito: Sergei Supinsky/ AFP)

Sem ainda sem posicionar explicitamente sobre os ataques da Rússia à Ucrânia, o Brasil não assinou, na última sexta-feira (25/2), uma declaração da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenando a guerra. Argentina, Bolívia, Nicarágua e Cuba também não assinaram o documento.

O embaixador do Brasil Otávio Brandelli afirmou, em discurso, que o Brasil está preocupado com a guerra na Ucrânia e defendeu uma saída diplomática para a questão. O representante disse que o Conselho de Segurança das Nações Unidas tem legitimidade para debater e apresentar alternativas. Já a OEA, esclareceu, é um organismo regional.

“Devemos ter presente que alguns dos propósitos essenciais da nossa organização são precisamente garantir a paz e a segurança continentais, prevenir possíveis causas de dificuldades e assegurar solução pacífica de controvérsias entre seus membros”, destacou.

Brandelli disse, ainda, que “nossos esforços também estão concentrados para evitar uma catástrofe humanitária”. Na noite de ontem, o Brasil apoiou uma resolução que critica a “agressão russa” contra a Ucrânia, em reunião no Conselho de Segurança da ONU.

Sem posição

A falta de um posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem incomodado outros países. Nesta semana, os embaixadores da União Europeia, de países das Américas e do Japão cobraram uma "condenação veemente" chefe do Executivo brasileiro. E alertaram: "ignorar a situação" pode gerar futuras ameaças a outras nações.

Douglas Koneff, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, não usou de meias palavras para deixar claro que a omissão de Bolsonaro é prejudicial. "Não é tempo de ficar no muro. Todos os países devem condenar o ataque. A voz do Brasil importa. Temos confiança de que o Brasil vai fazer o correto", cobrou.

Bolsonaro, porém, não deu qualquer indício de que vá abandonar a postura que adotou até agora. Sua única manifestação foi, na live da última quinta-feira, ao lado do chanceler Carlos França, uma crítica irritada com a opinião do vice-presidente Hamilton Mourão — que condenou a invasão, comparou Putin ao ditador nazista Adolf Hitler e que não basta impor sanções econômicas aos russos, mas que se deve agir militarmente contra eles.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação