GUERRA NA UCRÂNIA

Itamaraty envia 8 servidores para Varsóvia para auxiliar brasileiros

Ministério das Relações Exteriores disse que a equipe "chegará em breve" e recomenda que os cidadãos entrem em contato com a Embaixada do Brasil na Polônia em busca de assistência

Rosana Hessel
postado em 27/02/2022 17:52 / atualizado em 27/02/2022 17:52
O contato para pedir ajuda da embaixada é +48 608 094 328 -  (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
O contato para pedir ajuda da embaixada é +48 608 094 328 - (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

O Ministério das Relações Exteriores informou que oito servidores do Itamaraty foram enviados para a Polônia e chegarão, “em breve”, em Varsóvia para auxiliar os brasileiros refugiados da Ucrânia. A pasta não precisou quando exatamente esses funcionários embarcaram em direção ao Leste Europeu.

“Para os brasileiros que estão próximos da fronteira com a Polônia, recomenda-se entrar em contato com o plantão da Embaixada do Brasil em Varsóvia”, informou a assessoria do Palácio do Itamaraty. O telefone de contato é +48 608 094 328. 

Na última quarta-feira, a Rússia invadiu a Ucrânia e deu início, de fato, ao novo conflito geopolítico internacional e, neste domingo, colocou as armas nucleares em posição de alerta máximo, deixando o resto do mudo em estado de atenção.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) evitou criticar o ataque de Moscou a Kiev e não cansa de dar sinais trocados da diplomacia. Neste sábado (27/2), ao menos, anunciou, nas redes sociais, que o governo vai ajudar os brasileiros que quiserem deixar a Ucrânia. A Força Aérea Brasileira (FAB), inclusive, informou, que colocou dois aviões KC-390 Millennium de prontidão para a retirada de brasileiros da Ucrânia.

Em uma das postagens, o presidente — que está curtindo o carnaval passeando de lancha no litoral paulista — , inclusive, disse que o governo não abandonará os brasileiros. “Mesmo diante de um cenário difícil, reforçamos: ninguém será deixado para trás”, escreveu.

De acordo com informações do Itamaraty, com base nos dados da Embaixada do Brasil na Ucrânia, cerca de 500 brasileiros moram no país invadido pelos russos.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação