GUERRA

Com fechamento de fronteiras na Europa, Belarus não venderá fertilizante ao Brasil

Governo brasileiro foi informado sobre a decisão. Notícia foi adiantada pelo Correio

Luana Patriolino
postado em 01/03/2022 21:37 / atualizado em 01/03/2022 21:37
Ao Correio, o embaixador Sergey Lukashevich, afirmou que seu país foi obrigado a suspender as vendas de fertilizantes para o agronegócio brasileiro -  (crédito: Embaixada de Belarus/Divulgação)
Ao Correio, o embaixador Sergey Lukashevich, afirmou que seu país foi obrigado a suspender as vendas de fertilizantes para o agronegócio brasileiro - (crédito: Embaixada de Belarus/Divulgação)

O governo brasileiro foi avisado sobre a interrupção da venda de fertilizantes de Belarus para o país. Aliada da Rússia na guerra, a nação também está sofrendo pressões para que Vladimir Putin cesse os ataques à Ucrânia. A informação foi antecipada pelo Correio.

Belarus responde por 20% de todos os fertilizantes consumidos pelo Brasil. Sem esses produtos, a oferta vai diminuir e o preço, disparar — no último anos, ficaram 155% mais caros.

Ao Correio, o embaixador Sergey Lukashevich, afirmou que seu país foi obrigado a suspender as vendas de fertilizantes para o agronegócio brasileiro porque o escoamento foi proibido pela Lituânia, que fechou as fronteiras. "Isso é democracia?", questionou.

O diplomata lembrou que todos os olhos do mundo estão voltados para seu país, que sediou nesta segunda-feira (28/2) o primeiro encontro entre negociadores da Rússia e da Ucrânia. Haverá uma segunda etapa de conversas. Na avaliação dele, a guerra no Leste Europeu tem muito a ver com a forma como se desfez a então União Soviética.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação