CRÍTICAS

Em vídeo, Lula sugere enviar Bolsonaro à Ucrânia: "Resolver o problema lá"

Ex-presidente citou a ida de Jair Bolsonaro à Rússia e criticou a falta de posicionamento do presidente

Luana Patriolino
postado em 01/03/2022 21:57
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Lula (PT) criticou o alinhamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o presidente russo Vladimir Putin e usou o sarcasmo para alfinetar o chefe do Executivo. Em vídeo publicado nas redes sociais, nesta terça-feira (1/3), o petista lembrou da visita de Bolsonaro à Rússia uma semana antes da invasão da Ucrânia e sugeriu que o presidente fosse enviado ao país europeu “para resolver o problema lá”.

No vídeo, Lula ainda acusa Bolsonaro de contar mentiras e espalhar fake news com o intuito de passar a ideia de que foi à Rússia com uma “missão”. “Ou seja, até hoje a gente não sabe o que ele foi fazer lá. Mas, de qualquer forma, essa questão da guerra é uma coisa delicada, é uma coisa complicada, que a gente não pode aceitar isso”, disse.



“Aliás, parece até uma piada. Bolsonaro foi lá dizendo que ia resolver a paz e agora eu acho que é importante a gente mandar ele lá para a Ucrânia para ver ser ele consegue resolver o problema lá”, ironizou o petista.

O ex-presidente ainda criticou a falta de pluralidade nas decisões tomadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele defendeu a ampliação do Conselho de Segurança da entidade e afirmou que a instituição demorou a tomar providências para evitar a guerra. “Por que não convoca em caráter emergencial uma assembleia para discutir essa questão da guerra, por que fica apenas entre quatro ou cinco pessoas que se acham do mundo, que são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU?”, apontou.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação