COVID-19

Bolsonaro diz que Ministério da Saúde estuda rebaixar "pandemia" para "endemia"

Para especialistas, mudança da nomenclatura é vista como uma precipitação diante dos casos de coronavírus no país. Mais de 650 mil brasileiros já foram fatalmente vitimados pela doença

Ingrid Soares
postado em 03/03/2022 11:13 / atualizado em 03/03/2022 16:21
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (3/3) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar, de pandemia para endemia, o status da covid-19 no Brasil, "em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020".

 

Uma doença se torna pandemia quando atinge níveis mundiais, ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes, usualmente afetando um grande número de pessoas. Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já a endemia ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela e os órgãos de saúde possuem capacidade de combate.

Caso a medida seja aplicada, a covid deixará de ser emergência de saúde e o uso de máscaras, por exemplo, poderá deixar de ser aplicado.

Para especialistas, a mudança da nomenclatura é vista como uma precipitação diante dos casos no país. Mais de 650 mil brasileiros já foram fatalmente vitimados pelo vírus.

Os números colocam o Brasil na segunda posição do ranking de países com mais mortes registrados pelo novo coronavírus, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins. Somente os dois países ultrapassaram a barreira de 600 mil mortes pela doença.

O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde ainda confirmou mais 30.995 novas infecções. Ao todo, o Brasil já detectou mais de 28,8 milhões de casos positivos da covid-19. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação