Fake News

PF abre inquérito contra Bolsonaro por associar vacina contra covid à aids

Autarquia quer usar cooperação internacional com o Reino Unido e com os Estados Unidos no inquérito que investiga a conduta do presidente ao divulgar notícia falsa

Michelle Portela
postado em 03/03/2022 11:26 / atualizado em 03/03/2022 11:27
 (crédito: Reprodução / Facebook)
(crédito: Reprodução / Facebook)

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar a divulgação de notícia falsa divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) relacionando a vacina contra a covid-19 ao risco de desenvolver HIV, o vírus da aids, durante uma live transmitida nas redes sociais do chefe do Executivo. Para isso, a corporação pretende solicitar cooperação internacional com o Reino Unido e com os Estados Unidos.

Publicamente desmentida por autoridades científicas, a relação foi feita por Bolsonaro em uma transmissão nas redes sociais, no ano passado. Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o inquérito foi aberto no dia 3 de dezembro. A Polícia Federal instaurou a apuração no dia 23 de fevereiro.

Bolsonaro é investigado nesse inquérito pelos crimes de epidemia, de infração de medida sanitária preventiva e de incitação ao crime.

O inquérito será conduzido pela delegada responsável pelo caso, Lorena Nascimento, que atua na Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores da PF. Entre as primeiras medidas, está a instrução para que a Coordenação-Geral de Cooperação Internacional cheque junto ao Departamento de Saúde e à Assistência Social do Reino Unido se o país divulgou, em seus sites oficiais, a informação de que “os totalmente vacinados [...] estão desenvolvendo a síndrome de imonudeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto”.

A investigação também deverá conferir, no Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid), dos Estados Unidos, publicações de profissionais que compõem o instituto, em especial do médico imunologista Anthony Fauci. O objetivo é descobrir que se existem estudos concluindo que a maioria das mortes da gripe espanhola tenha acontecido devido a uma pneumonia bacteriana secundária, e que a proliferação dessa bactéria esteja associada ao uso de máscaras. 

Entre outras medidas, a PF vai analisar ainda a confiabilidade de sites eletrônicos que serviram de base para as informações replicadas pelo presidente da República na live

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação