ELEIÇÕES 2022

Ciro Gomes diz que Bolsonaro e Lula são como "Hitler e sub-Hitler"

O pedetista comentou sobre a polarização dos candidatos em entrevista

Karolini Bandeira*
postado em 04/03/2022 19:10 / atualizado em 04/03/2022 19:11
 (crédito: Mauro Pimentel/AFP)
(crédito: Mauro Pimentel/AFP)

Pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes afirmou que escolher entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima eleição é “a mesma coisa de você votar no sub-Hitler para derrotar o Hitler”.

“Querem entupir que o povo tem que votar nele [Lula] para poder não engolir o Bolsonaro”, comentou Ciro em entrevista à Rádio Brasil Campinas, na última quinta-feira (4/3). “Claro que é diferente o Lula do Bolsonaro, eu considero profundamente diferente. Mas o modelo de governança política, que dá centralidade à roubalheira e à fisiologia, e o modelo de governança econômica, que dá prevalência aos bancos e ao rentista, é rigorosamente o mesmo”, completou.

O político comparou o cenário geopolítico da Alemanha nazista com o cenário em que a disputa presidencial se encontrava em 2018. Ciro afirmou que, assim como Hitler ascendeu durante uma crise financeira na Alemanha gerada pelo Tratado de Versalhes, Bolsonaro ganhou os votos do povo em um momento de crise econômica no Brasil.

“Precisamos entender o que gerou o Hitler para entender o que gerou Bolsonaro e essa força tão perigosa para nós brasileiros, que amamos a democracia e as liberdades. O que gerou o Hitler foi o Tratado de Versalhes, uma espécie de petismo arrogante que está aí de novo, de salto alto, já ganhou, que desconsidera a complexidade do povo.”

“Bolsonaro era um medíocre, coitado. O povo votou [em Bolsonaro] magoado, aborrecido, frustrado por esse encontro da pior crise econômica, que é essa que está aí — e quem produziu essa crise econômica não foi Bolsonaro, vamos ser humildes, quem produziu essa extensa crise econômica foi o PT e o Lula”, acrescentou o pedetista.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação