Eleições

Lula: "Se eu for presidente, não haverá garimpo em terras indígenas"

Em entrevista nesta quinta-feira (10/3), ex-presidente culpou ainda a Lava-Jato e as privatizações pela alta nos preços de combustíveis no país

Victor Correia
postado em 10/03/2022 15:34 / atualizado em 10/03/2022 15:35
 (crédito: Ricardo Stuckert)
(crédito: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou nesta quinta-feira (10/3) que não haverá mineração em terras indígenas caso seja eleito à Presidência da República este ano. A fala foi em resposta à aprovação do pedido de urgência ao PL 191/20, que dispõe sobre o tema, pela Câmara dos Deputados na quarta (9).

“Se eu for presidente da República, não haverá garimpo em terras indígenas e ponto pacífico. Nós não temos que importuná-los [os indígenas], temos que dar a eles o direito de viver decentemente”, afirmou.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, Lula culpou ainda a operação Lava-Jato e a privatização da Distribuidora BR — ocorrida em junho de 2021 — pela alta no preço dos combustíveis.

“A Lava-Jato não teve outra tarefa senão a de prestar contas ao departamento de justiça dos EUA e tentar destruir a indústria de óleo e gás nesse país”, disse o petista. “Esse Brasil tinha uma grande distribuidora que foi privatizada e agora você tem mais de 400 empresas importando gasolina ao preço de dólar quando nós temos autossuficiência e produzimos petróleo em reais”, continuou.

Aliança

Lula confirmou que pretende conversar com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), sobre a possibilidade de uma aliança política assim que Kalil anunciar sua candidatura ao governo de Minas Gerais e deixar seu cargo atual.

Citando o candidato do PT à prefeitura de Belo Horizonte em 2020, Nilmário Miranda — que alcançou apenas 1,88% dos votos —, Lula defendeu a aproximação com outros partidos como estratégia para o pleito de 2022. “Nós já fizemos uma situação, na minha opinião, vexatória lançando candidato quando seria melhor ter construído logo uma aliança com o Kalil. Se não temos condições de ter candidatura própria, temos que reconhecer e procurar com quem fazer aliança”, reforçou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação