Redes Sociais

Justiça manda Twitter apagar postagem que chama Moro de "corrupto"

O autor da publicação é o jornalista Glenn Greenwald

Deborah Hana Cardoso
postado em 15/03/2022 22:25
 (crédito: Agência Brasil/Reprodução)
(crédito: Agência Brasil/Reprodução)

O juiz Austregésilo Trevisan, da 15ª Vara Cível do Paraná, determinou, nesta terça-feira (15/3), a retirada de uma postagem no Twitter onde o jornalista Glenn Greenwald chama o ex-juiz, ex-ministro da Justiça e presidenciável Sergio Moro (Podemos) de “corrupto”.

No despacho, Trevisan alega que a publicação é desprovida de comprovação e visa prejudicar a imagem de Sergio Moro. “No que se refere ao pedido de tutela de urgência voltada a determinar a retirada da publicação descrita na inicial, realizada pelo réu e veiculada na plataforma Twitter, sob a alegação de que, além de não corresponder com a verdade dos fatos”, afirma o texto.

No documento, o juiz explica que há controvérsias no que diz respeito ao conflito de preceitos constitucionais de liberdade de expressão emitida pelo jornalista. “Direito da personalidade, de outro o da liberdade de expressão, manifestação do pensamento e comunicação. Inicialmente, há de se ressaltar que nesse cenário, não há de se falar em direito absoluto, mas há possibilidade de limitação do direito fundamental em outros direitos constitucionais não menos essenciais à concretização da dignidade da pessoa humana”, explica o documento.

Trevisan alega que mesmo que a informação divulgada seja correta, a divulgação precisa ser adequada, para não submeter o indivíduo ao "ridículo", e dessa forma, não tornando sua vida insuportável, privada ou profissional.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação