INCOERÊNCIA

Condecorado por mérito à causa indígena, Bolsonaro já lamentou não dizimação de aldeias

Fala foi proferida durante um pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 1998 e registrada no Diário Oficial da Casa

Talita de Souza
postado em 16/03/2022 14:10 / atualizado em 16/03/2022 15:29
 (crédito: Reprodução / Foco do Brasil)
(crédito: Reprodução / Foco do Brasil)

Reconhecido pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, como uma pessoa que se destaca por criar ou impulsionar trabalhos de proteção e promoção dos povos indígenas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) já desejou que os índios brasileiros tivessem sido dizimados. A fala, proferida em 1998 enquanto o mandatário ainda era deputado federal pelo PPB (atual PP), contrasta com a legitimidade da condecoração da medalha do mérito indigenista concedida a Bolsonaro nesta quarta-feira (16/3).

Durante um pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 1998. Bolsonaro criticou a política de demarcação de terras indígenas na Amazônia e chamou de “incompetente” a cavalaria brasileira por não fazer o mesmo que as tropas norte-americanas, “que dizimou seus índios no passado”.

“A cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esse problema em seu país”, declarou. A opinião do político foi registrada e publicada no Diário Oficial da Câmara no dia seguinte ao momento.

Depois de proferir a fala racista contra os povos indígenas, o então deputado Bolsonaro tentou ponderar a opinião e disse que não “prega” que o mesmo seja feito. “Se bem que não prego que façam a mesma coisa com o índio brasileiro; recomendo apenas o que foi idealizado há alguns anos, que seja demarcar reservas indígenas em tamanho compatível com a população”, acrescentou.

Discurso em que Bolsonaro cita a fala racista contra indígenas foi registrado no Diário Oficial da Câmara dos Deputados
Discurso em que Bolsonaro cita a fala racista contra indígenas foi registrado no Diário Oficial da Câmara dos Deputados (foto: Diário Oficial da Câmara dos Deputados/Reprodução)

A fala chegou a repercutir em 2018 e muitos apoiadores do então presidenciável Bolsonaro duvidaram da veracidade da declaração. No entanto, a informação foi confirmada, na época, pela Agência Lupa, de verificação de fake news.

É possível ler o discurso completo, e também verificar a edição daquele dia do Diário Oficial da Câmara dos Deputados, aqui. A declaração de Bolsonaro está na página 33, do PDF, no segundo parágrafo da coluna da direita.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) afirmou que vai contestar a condecoração de Bolsonaro na Justiça.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação