CONFLITO

No Senado, ministros confirmam que guerra começa a ter reflexos no Brasil

Tereza Cristina, ministra da Agricultura, e Carlos França, das Relações Exteriores, falaram a senadores durante audiência temática sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

Tainá Andrade
postado em 24/03/2022 22:11
 (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
(crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

A sessão temática do Senado Federal debateu com os ministros Carlos França, das Relações Exteriores, e Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sobre os efeitos, no Brasil, da guerra entre Rússia e Ucrânia, que completou um mês nesta quinta-feira (24/3).

Entre as preocupações dos parlamentares, estavam o aumento da inflação, a possibilidade de faltar fertilizantes para a produção de alimentos e que, com isso, haja desabastecimento no mercado interno.

Os ministros confirmaram que o conflito começou a gerar reflexos no Brasil. Tereza Cristina tentou amenizar a crise informando que a importação russa dos fertilizantes não foi interrompida até o momento. De acordo com ela, o ministério tem monitorado diariamente a entrada e saída do produto nos portos.

Apesar disso, França se posicionou contra a aplicação de sanções russas “unilaterais e seletivas”. Em sua visão, as medidas protegem recursos essenciais aos europeus, por exemplo, e prejudicam interesses de outros países. No caso do Brasil, citou o risco das sanções aos fertilizantes.

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES), que propôs a audiência, alertou sobre a insegurança do agricultor e da sociedade brasileira. “Hoje, quem está preparando sua terra para plantar tem medo. O preço dos combustíveis, mesmo com todas as atitudes tomadas, nos causa muita inquietação. E é uma cadeia de repercussão que pode levar o Brasil a ficar num caos de abastecimento”, disse.

Negociação internacional

Carlos França confirmou que tenta negociar com os Estados Unidos uma suspensão temporária em sanções ao Irã - que hoje recebe a punição - para tentar aumentar o comércio de fertilizantes com o país e diminuir o impacto no Brasil.

“Eu queria um waiver (suspensão de sanções) do governo norte-americano, que aplica sanções ao Irã, para que nós possamos aumentar o comércio de fertilizantes. Há grande possibilidade de fazê-lo, eles têm estoques (…) de modo que eu penso que nós estamos, sim, trabalhando em conjunto e procurando atuar para minimizar os efeitos dessa crise, na medida das nossas possibilidades aqui”, declarou o ministro aos senadores.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Sessão de debates temáticos para discutir as causas, a situação e os efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia.

 

Em pronunciamento, à mesa, ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França.
    Sessão de debates temáticos para discutir as causas, a situação e os efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia. Em pronunciamento, à mesa, ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
  • 

Sessão de debates temáticos para discutir as causas, a situação e os efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia.

 

Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG);

conversa com autoridades no cafezinho do Senado, antes do início da sessão.

 

Participam:

secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt Junior;

senadora Rose de Freitas (MDB-ES);

ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França;

ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Tereza Cristina;

presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG);

senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG);

secretário-geral da Mesa do Senado Federal, Gustavo A. Sabóia Vieira;

ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Tereza Cristina.
    Sessão de debates temáticos para discutir as causas, a situação e os efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia. Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); conversa com autoridades no cafezinho do Senado, antes do início da sessão. Participam: secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt Junior; senadora Rose de Freitas (MDB-ES); ministro de Estado das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França; ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Tereza Cristina; presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG); secretário-geral da Mesa do Senado Federal, Gustavo A. Sabóia Vieira; ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Tereza Cristina. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
  • Sessão de debates temáticos para discutir as causas, a situação e os efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia.

 
Em pronunciamento, à mesa, ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Tereza Cristina.
    Sessão de debates temáticos para discutir as causas, a situação e os efeitos da Guerra entre Rússia e Ucrânia e suas consequências para a economia. Em pronunciamento, à mesa, ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,Tereza Cristina. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação