INVESTIGAÇÃO

PF abre inquérito contra Ribeiro por repasses irregulares a pastores

Ministro da Educação foi flagrado em uma gravação dizendo que iria priorizar amigo de pastor, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, no repasse de verbas do MEC. Inquérito foi instaurado após ordem da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Luana Patriolino
postado em 25/03/2022 20:23 / atualizado em 25/03/2022 20:23
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Milton Ribeiro -  (crédito: CLAUBER TOLEDO/PR)
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Milton Ribeiro - (crédito: CLAUBER TOLEDO/PR)

A Polícia Federal abriu, na noite desta sexta-feira (25/3), um inquérito contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, no escândalo de supostamente ter favorecido pastores evangélicos para negociar a liberação de verbas a prefeituras.

Na noite desta quinta-feira (24/3), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura da investigação, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Em documento protocolado, a PF afirma que o caso está nas mãos do delegado federal Bruno Caladrini.

Cármen Lúcia foi escolhida relatora do caso no STF por prevenção, pois já estava responsável por petições apresentadas por parlamentares contra Ribeiro. Ao enviar o caso ao STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou que os acusados sejam ouvidos pela Polícia Federal.

Na noite desta quinta, a PF instaurou outro inquérito para investigar se houve favorecimento ilegal em repasses de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação. Neste caso, o alvo são os pastores. No inquérito a pedido da procuradoria, o ministro Milton Ribeiro será ouvido para apurar se ele está envolvido em um esquema de tráfico de influência.

A PGR destacou que a posição ocupada por Ribeiro lhe dá a possibilidade de direcionar a alocação de recursos do FNDE em determinado município, o que permitiria o favorecimento a aliados. O pedido de investigação cita "a existência de uma uma potencial contrapartida à prioridade concedida na liberação dessas verbas" em troca da construção de igrejas nos municípios, o que poderia caracterizar crimes.

Entenda o caso e os desdobramentos

Em gravação divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, na última segunda-feira (21/3), o ministro Milton Ribeiro afirma: "Minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar". Ele ainda diz se tratar de um pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na conversa, o ministro revela que o presidente teria feito um "pedido especial" para que municípios indicados pelos pastores fossem priorizados na distribuição de verbas da Educação.

O "pastor Gilmar" citado no áudio se trata de Gilmar Silva dos Santos, 61 anos, nascido em São Luís (MA), que comanda o Ministério Cristo Para Todos, uma das várias ramificações da igreja Assembleia de Deus, em Goiânia (GO).

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação