Escândalo no MEC

Silas Malafaia ataca Milton Ribeiro: "Demitido para nunca mais voltar"

Pastor criticou bíblias doadas em evento do MEC que tinham imagens de pastores de do próprio ex-ministro da Educação. Marco Feliciano também atacou Ribeiro

Luana Patriolino
postado em 28/03/2022 17:54 / atualizado em 28/03/2022 18:19
 (crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o pastor Silas Malafaia se manifestou contra o agora ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Por meio das redes sociais, o religioso fez a crítica após a denúncia de que bíblias doadas em evento do MEC tinham fotos de pastores e do próprio Ribeiro.

"Vergonha total! Ministro da Educação em foto com a esposa em Bíblia de pastor lobista do MEC. Tem que ser demitido para nunca mais voltar!", escreveu em seu perfil no Twitter.

Nesta segunda-feira (28/3), Milton Ribeiro afirmou que autorizou a produção de bíblias com a sua imagem para distribuição gratuita em um evento de cunho religioso, mas negou que tenha permitido que fossem distribuídas em outros eventos.

A polêmica veio à tona uma semana após o escândalo dos pastores do MEC ser noticiado. Em áudios divulgados pela imprensa, Ribeiro afirmou priorizar pastores aliados na liberação de recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE).

Na gravação, Ribeiro ainda cita que o favorecimento é um pedido expresso do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar."

O pastor e deputado federal Marco Feliciano (PL-SP) também criticou Milton Ribeiro. “É de um amadorismo sem tamanho um ministro de Estado permitir sua foto nas páginas de uma Bíblia, e pior, saber q será distribuída em evento político! Isso confirma o que a própria Bíblia diz: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Prov.16:18”, disse via Twitter.

Mais cedo, Feliciano tinha se manifestado sobre o caso, pedindo que o ex-ministro se afastasse do cargo. Ao contrário de Malafaia, o parlamentar chegou a dizer que o Ribeiro poderia voltar quando fosse inocentado.

Demissão

O ex-chefe da pasta da Educação entregou sua carta de demissão a Bolsonaro (PL), em reunião no Palácio do Planalto na tarde de hoje, e já foi exonerado do cargo.

Milton Ribeiro avalia os efeitos da sua renúncia nas investigações da Polícia Federal envolvendo supostos pedidos de propinas feitos por pastores lobistas do MEC. Segundo fontes, a carta de afastamento foi redigida ao longo do fim de semana por um aliado de Bolsonaro e de pastores evangélicos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação