Eleições

Moro vai para o União Brasil e pode desistir de disputa à Presidência

A expectativa é de que o ex-juiz largue a pré-candidatura à Presidência e concorra ao Senado ou à Câmara. Ele foi pressionado a mudar seu domicílio eleitoral para São Paulo para continuar no Podemos, mas preferiu se manter Paraná em outra legenda

Tainá Andrade
postado em 31/03/2022 11:18 / atualizado em 31/03/2022 11:48
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Sergio Moro decidiu sair do Podemos e ingressar no União Brasil. o anúncio oficial deverá ser feito ainda nesta quinta-feira (31/3). Com o fim da janela partidária e um mal-estar gerado dentro do antigo partido pelo desalinhamento com os líderes, segundo fontes de bastidores do Podemos, o ex-juiz foi pressionado a sair da legenda.

Outra possibilidade que pode ser anunciada ainda hoje é a de sua desistência à candidatura ao Palácio do Planalto. Diante das conversas sobre uma candidatura única para disputar a chamada “terceira via”, a expectativa é de que, dentro do União Brasil, Moro concorra a uma vaga para Senado Federal ou Câmara dos Deputados.

Para tal, a presidenta do Podemos, Renata Abreu (SP) e outras lideranças insistiam para que o ex-juiz trocasse o seu domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo, caso contrário teria dificuldades nas eleições. Porém, se aceitasse a sugestão, Moro estaria sinalizando antes da hora que iria desistir de concorrer à Presidência. 

Ao se manter no Podemos, Moro teria que negociar com Álvaro Dias (PR), que busca a reeleição, para disputar uma vaga no Senado. O senador fez gestos de que abriria mão do cargo para que o ex-juiz disputasse, mas isso fez com que parlamentares ameaçassem deixar o partido.

Mesmo com o imbróglio, Moro preferiu se manter no Paraná, cidade na qual ficou conhecido e que o projetou nacionalmente, com o julgamento da Operação Lava-Jato. Por isso, a troca de partido. Enquanto isso, a esposa do ex-juiz, Rosângela Moro, aceitou transferir o domicílio eleitoral para São Paulo e sairá como deputada federal pelo Podemos.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação