ELEIÇÕES 2022

Fachin reafirma preocupação com ataques à democracia: "Está ameaçada"

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teme que segurança das eleições e vê ataque à Justiça

Luana Patriolino
postado em 01/04/2022 20:48
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, afirmou que a democracia brasileira está ameaçada e destacou preocupação com a segurança das eleições no país. A declaração foi dada durante reunião com os desembargadores que presidem os nove Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) da Região Nordeste, nesta semana.

"Não vamos aguçar o circo de narrativas conspiratórias das redes sociais, nem animar a discórdia e a desordem, muito menos agendas antidemocráticas. Nosso objetivo, neste ano, que corresponde ao nonagésimo aniversário da Justiça Eleitoral, é garantir que os resultados do pleito eleitoral correspondam à vontade legítima dos eleitores", ressaltou o magistrado.

A fala do ministro ocorre dias após o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltar a atacar a Corte eleitoral e insistir em uma narrativa contra o sistema eletrônico de votação. Para Fachin, o momento é delicado para a democracia.

"Temos à nossa frente um período turbulento. Espero que, com serenidade e sabedoria, encontremos soluções e superemos desafios. A Justiça Eleitoral está sob ataque. A democracia está ameaçada. A sociedade constitucional está em alerta. Impende, no cumprimento dos deveres inerentes à legalidade constitucional, defender a Justiça Eleitoral, a democracia e o processo eleitoral", disse o magistrado.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação