Polícia Federal

Moraes pede explicação sobre troca de delegado que investigava políticos

Chefe do setor responsável por investigações foi substituído assim que o novo diretor-geral da PF assumiu cargo

Luana Patriolino
postado em 05/04/2022 19:34
 (crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)
(crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que o diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes de Oliveira, apresente explicações a respeito da substituição do chefe da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), delegado Luís Flávio Zampronha. A troca ocorreu depois que Nunes assumiu o comando da corporação, em fevereiro.

A pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a determinação de Moraes foi feita dentro do inquérito que apura a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na PF.

“Oficie-se ao Diretor-Geral da Polícia Federal, para manifestação quanto ao requerimento apresentado pelo Senador da República RANDOLFE RODRIGUES (eDoc. 316), no prazo de 10 (dez) dias”, diz o despacho.

O setor é considerado a principal área da cúpula da PF, por ser responsável pelas investigações contra políticos com foro privilegiado, por exemplo.

PF diz que não houve interferência

Na semana passada, a Polícia Federal concluiu, em relatório enviado ao STF, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não cometeu crimes no caso das supostas interferências na corporação, por meio da nomeação e tentativas de mudanças de cargos no órgão. Para a PF, falta de “prova consistente” contra o chefe do Executivo.

O relatório faz parte do inquérito aberto em 2020 pelo Supremo, que atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). A investigação surgiu por conta das acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro contra o presidente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação