DEPOIS DA POLÊMICA

Eduardo Bolsonaro questiona se Miriam Leitão realmente foi torturada

A jornalista se lembra que foi colocada em uma sala escura com uma cobra numa sessão de tortura durante o regime militar

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 05/04/2022 23:02 / atualizado em 05/04/2022 23:02
 (crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
(crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) comentou, nesta terça-feira (5/4), a polêmica que envolveu a jornalista Míriam Leitão. O filho “03” do presidente Jair Bolsonaro (PL) debochou das torturas sofridas pela jornalista em 1973.

Durante uma entrevista a um canal bolsonarista no YouTube, Eduardo questionou se a jornalista teria realmente sofrido as torturas que ela relata.

Miriam foi colocada, em uma sala escura com uma cobra numa sessão de tortura durante o regime militar. Ela estava grávida.

“A Míriam Leitão certamente não se sentiu ofendida”, disse o filho do presidente. “E ela só tem a palavra dela, dizendo que foi vítima de uma tortura psicológica quando foi jogada dentro de uma cela junto com uma cobra. Eu fico com a pulga atrás da orelha, porque você não tem um vídeo, não tem outras testemunhas, não tem uma prova documental, não tem absolutamente nada. E esse pessoal que está acostumado a mentir e que nada faz quando artigos torcem pela morte do presidente [Bolsonaro]. Fica difícil acreditar que esse pessoal é tão pró-direitos humanos, é tão assim do paz e amor”, afirmou o parlamentar.

No final da tarde de ontem, segunda-feira (4/4), O PSOL protocolou uma representação no Conselho de Ética da Câmara em que pede a cassação do mandato de Eduardo.

O pedido foi feito depois que o filho do presidente publicou nas redes sociais a imagem da última coluna da jornalista e escreveu: "Ainda com pena da [emoji de cobra]".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação