Datafolha

Datafolha para governador: Haddad lidera em SP e Freixo no RJ

Pesquisa ouviu mais de 3 mil pessoas em ambos os estados ao longo da semana. O levantamento mostrou vantagem para candidatos de esquerda

Taísa Medeiros
postado em 07/04/2022 22:49 / atualizado em 07/04/2022 22:50
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Uma pesquisa do Datafolha realizada em 5 e 6 de abril diagnosticou que o ex-candidato ao Palácio do Planalto em 2018, Fernando Haddad (PT), é o postulante ao governo de São Paulo mais conhecido e mais rejeitado. Durante os dois dias, foram ouvidas 1.806 pessoas em 62 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número SP-03189/2022.

Haddad foi ministro da Educação por quase sete anos, ocupou a prefeitura paulistana de 2013 a 2016 e foi derrotado no segundo turno presidencial de 2018. Hoje, é conhecido por 94% dos paulistas, dos quais 37% afirmam saber muito sobre o petista. Dizem que não votariam de forma alguma nele 34%.

Apesar disso, o petista é quem lidera a corrida agora, segundo o Datafolha. Ele é seguido por Márcio França (PSB), que foi governador do estado quando Geraldo Alckmin (então no PSDB, hoje PSB) deixou o Palácio dos Bandeirantes para concorrer no pleito de 2018. França é conhecido por 74% dos paulistas.

Intenção de voto em SP

Fernando Haddad (PT) - 29%

Márcio França (PSB) - 20%

Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) - 10%

Rodrigo Garcia (PSDB) - 6%

Branco/Nulo/Nenhum - 23%

Não sabe - 7%

*Resposta estimulada

Rio de Janeiro

No estado, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o governador Cláudio Castro (PL) lideram as intenções de voto para a disputa pelo Governo do Rio de Janeiro. O levantamento do Datafolha mostra Freixo com 22% e Castro com 18% das intenções de voto no cenário mais provável até aqui para a disputa eleitoral em outubro. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o que os coloca em situação de empate técnico.

Os demais candidatos neste cenário estão quase todos em empate técnico: o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%, Eduardo Serra (PCB), com 5%, Cyro Garcia (PSTU), com 4%, o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD), 3% e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com 2%.

De acordo com a pesquisa, um terço dos eleitores (33%) declarou pretender anular o voto em outubro. Outros 7% afirmaram ainda não saber em quem votar. No Rio de Janeiro, o levantamento foi realizado entre terça (5) e quinta (7), e entrevistou 1.218 eleitores no estado. Ele está registrado no TSE sob o número RJ- 05998/2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação