Eleições

PSB oficializa indicação de Alckmin para ser vice na chapa com Lula

Evento desta sexta-feira (8/4) transforma ex-governador e ex-presidente, antigos oponentes políticos, em companheiros de chapa para corrida ao Planalto

Deborah Hana Cardoso
Victor Correia
postado em 08/04/2022 11:56 / atualizado em 08/04/2022 15:09
 (crédito: Ricardo Stuckert/DIVULGAÇÃO)
(crédito: Ricardo Stuckert/DIVULGAÇÃO)

O PSB indicou seu recém-filiado, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, para ser vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (8/4), em um hotel na zona sul de São Paulo. Também estiveram presentes os presidentes do PSB e do PT, Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann, respectivamente.

Lula chamou Alckmin de “companheiro” durante seu discurso, o levando para próximo de seu eleitorado: “Você me chama de companheiro Lula e eu te chamo de companheiro Alckmin”.

O petista, que lidera as pesquisas de intenção de voto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), destacou que a possível composição com Alckmin é pela democracia e pela recuperação econômica do país. “Eu esperava que, em 2022, o Brasil fosse ser mais parecido com a França”, lamentou o ex-presidente.

Ele ponderou que mesmo durante as eleições polarizadas entre PT e PSDB — legenda de Alckmin por 33 anos — a corrida tinha outro tom. “Era uma política civilizada. A gente terminava um comício em qualquer lugar do país. Entrava em um restaurante. Estavam pessoas com camisa do PSDB, nos cumprimentávamos. Hoje isso não é possível”, afirmou.

“Tenho certeza que o PT irá aprovar o seu nome como candidato a vice. Já fui adversário do Alckmin, de José Serra, FHC [Fernando Henrique Cardoso], e nunca nos desrespeitamos. O tratamento sempre foi respeitoso civilizado dentro daquilo que a democracia e os bons modos do humanismo exigem que as pessoas façam”, continuou Lula.

Em uma aceno para grupos econômicos e para seu eleitorado mais popular, o ex-presidente reforçou: “Vamos tratar com o mesmo respeito um catador de papel e um empresário da maior empresa deste país”.

Governo Bolsonaro

O ex-governador de São Paulo aproveitou o evento para criticar os solavancos passados do presidente Jair Bolsonaro e os ataques constantes contra as instituições. “Vemos hoje um governo que atenta contra a democracia e as instituições”, disse.

Alckmin ainda elogiou o crescimento do produto interno bruto (PIB) em 2010, durante o governo Lula, de 7,5%. “Chega do sofrimento. Vamos colocar o nosso nome à disposição para que a gente possa somar os esforços e trabalhar pelo Brasil.”

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto reprodução
    Foto reprodução Foto: Reprodução
  • O PSB indicou seu recém-filiado, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, para ser vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro. Também estiveram presentes os presidentes do PSB e do PT, Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann, respectivamente.
    O PSB indicou seu recém-filiado, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, para ser vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de outubro. Também estiveram presentes os presidentes do PSB e do PT, Carlos Siqueira e Gleisi Hoffmann, respectivamente. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
  • Lula e Alckmin farão, na semana que vem, o primeiro encontro da coligação
    Lula e Alckmin farão, na semana que vem, o primeiro encontro da coligação Foto: Rodrigo Francisco
  •   
PSB oficializa indicação de Alckmin para ser vice na chapa com Lula
    PSB oficializa indicação de Alckmin para ser vice na chapa com Lula Foto: Rodrigo Francisco
  •   
PSB oficializa indicação de Alckmin para ser vice na chapa com Lula
    PSB oficializa indicação de Alckmin para ser vice na chapa com Lula Foto: Rodrigo Francisco
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação