Eleições

Bolsonaro usa "meme" para rebater crítica sobre estratégia nas redes sociais

Um usuário disse que o presidente está usando memes para angarir o apoio do público mais jovem.

Deborah Hana Cardoso
postado em 10/04/2022 19:52 / atualizado em 10/04/2022 20:45
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu um usuário do Twitter que afirmou que o mandatário está usando a mesma estratégia que usou nas eleições de 2018 — publicando memes para angariar apoio de um público mais jovem.

“Está me dando nos nervos, ele ganha engajamento escrevendo um meme genérico, depois de tudo que esse homem fez, não é possível que não enxerguem isso”, tweetou o perfil @diegohsrgreeves.

A resposta do presidente, no entanto aconteceu por um "meme", ele ao lado de um galo fazendo um sinal de “joia”. Até às 19h10, a resposta já havia sido retuitada mais de 2.400 vezes, recebido mais de 919 comentários e mais de 15,6 mil curtidas.

 

Sagaz

No início deste mês, o ex-ministro da Infraestrutura e postulante ao governo do estado de São Paulo Tarcisio de Freitas disse em entrevista ao site Money Report, diante empresários na capital paulista, que o chefe do Executivo era mais sagaz do que pensavam.

Como o já noticiado pelo Correio, ele havia usado o exemplo, usou a inauguração da ponte Abanuã, que conecta o Acre ao sistema rodoviário brasileiro. O ex-ministro a quem Bolsonaro chama de “Capita” — por ter sido capitão do Exército — destacou a falta de capacete na travessia da ponte (que foi feita mais de uma vez). “'Capita, qual vai ser a notícia?' Ao que Tarcísio respondeu: '(A notícia será) Que estamos sem capacete'. Bolsonaro concordou: 'Exatamente, vão falar que atravessamos a ponte sem capacete, mas vão falar da ponte. Da inauguração dessa obra que levou décadas e, do contrário, ninguém ia falar'”, relatou o ministro.

“Bolsonaro me perguntou: 'Essa foto nossa atravessando a ponte, você acha que ganha quantas curtidas?'" Tarcísio contou que não tinha ideia, mas que Bolsonaro respondeu. “Nas primeiras horas, três milhões de curtidas nas minhas redes sociais. Sabe o que é isso, Capita? Publicidade de graça”, disse o presidente.

Eleitores jovens

A Justiça Eleitoral divulgou que no mês de março registrou um salto de 45,63% no número de títulos de eleitores concedidos para jovens de 15 a 17 anos, quando comparado a fevereiro, faixa etária para a qual o voto é facultativo – os jovens com 15 anos, para poder exercer o direito ao voto, devem completar 16 até o dia do primeiro turno da eleição. Os números do último mês foram divulgados na sessão plenária desta terça-feira (5/4) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

Ao todo, entre os jovens na faixa etária indicada, o número de novos títulos passou de 199.667 em fevereiro para a marca de 290.783 em março, crescimento superior a 45%. Para aqueles com 15 anos, foram emitidos 23.185 novos títulos contra 12.297 documentos feitos em fevereiro, um incremento de 88,5%.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação