PASTORES DO MEC

Bolsonaro sobre sigilo de informações: "Em 100 anos saberá"

Pelo Twitter, um usuário questionou porque o presidente coloca sigilo em assuntos "espinhosos" e "polêmicos" do mandato.

Ingrid Soares
postado em 13/04/2022 19:31 / atualizado em 13/04/2022 19:31
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu, nesta quarta-feira (13/4), a um internauta no Twitter que questionou a adoção da medida de sigilo de 100 anos para o acesso às informações consideradas sensíveis relacionadas ao chefe do Executivo. A interação ocorreu em uma postagem do presidente sobre o aborto.

“Presidente, o senhor pode me responder porque todos os assuntos espinhosos/polêmicos do seu mandato, você põe sigilo de 100 anos? Existe algo para esconder?”, questionou o homem.

Bolsonaro então rebateu: “Em 100 anos saberá", escreveu, seguido de um emoji de joinha.

Bolsonaro a internauta que questionou sobre sigilo: "Em 100 anos saberá"
Bolsonaro a internauta que questionou sobre sigilo: "Em 100 anos saberá" (foto: Reprodução/Redes Sociais )

Na tréplica, o internauta voltou a perguntar: "Presidente, me parece um tanto quanto cômodo para o senhor e péssimo para toda a população, porque se a 'verdade é o que nos libertará' 100 anos não é muito tempo não?". Porém, Bolsonaro não voltou a responder.

A pergunta ocorreu depois que jornal O Globo informou que o Palácio do Planalto decretou sigilo centenário sobre os encontros entre o presidente Jair Bolsonaro e os pastores lobistas do Ministério da Educação (MEC). A publicação solicitou, por meio da Lei de Acesso à Informação, a relação das entradas e saídas dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, supostamente envolvidos no esquema, no Palácio do Planalto, incluindo reuniões com o chefe do Executivo.

Instado, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) informou que a solicitação “não poderá ser atendida”, porque a divulgação das informações poderia colocar em risco a vida do presidente da República e familiares.

Em áudios divulgados pela imprensa, o até então ministro da Educação Milton Ribeiro afirmou priorizar pastores aliados na liberação de recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE). Na gravação, Ribeiro ainda cita que o favorecimento é um pedido expresso do presidente Jair Bolsonaro (PL). "Minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar."

Os pastores Gilmar e Arilton se reuniram com Bolsonaro ao menos três vezes no Palácio do Planalto e uma no Ministério da Educação, com a presença de Milton Ribeiro e constam da agenda oficial do presidente. Porém, o GSI se recusou a informar as visitas dos religiosos registradas nas portarias do Planalto, que possam ter ficado fora da agenda.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação