Oferta de alimentos

Brasil confirma apoio à Rússia no G20, diz Carlos França

No evento, com participação da diretora-geral da OMS, foi anunciado que o Brasil terá maior participação no combate à crise alimentar global e deverá fornecer mais alimentos para países em situação de crise

Michelle Portela
postado em 18/04/2022 20:12 / atualizado em 18/04/2022 20:40
 (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
(crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

O Brasil defende a permanência da Rússia no G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, informou o chanceler Carlos França. Segundo ele, o país também é favorável a presença do Kremlin nas rodadas dos lideres do G20, previstas para novembro deste ano. A declarações foram dadas nesta segunda-feira (18/4), durante coletiva de imprensa no Itamaraty, realizado na visita da diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala.

“Ao G20, já manifestamos claramente a posição para que a Rússia pudesse participar da cúpula de líderes. A exclusão da Rússia não ataca o verdadeiro problema, que é o conflito”, disse o ministro das Relações Internacionais. 

O chanceler disse que o Brasil solicitou à Organização Mundial do Comércio (OMC) que avalie um pedido de que a organização continue a importar fertilizantes da Rússia, que atualmente sofre sanções internacionais por provocar o conflito. 

A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, anunciou que o Brasil terá maior participação no combate à crise alimentar global e deverá fornecer mais alimentos para países em situação de crise, situação duplamente agravada pela pandemia da covid-19 e pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Conferência

 

 Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio, Doutora Ngozi Okonjo-Iweala, em visita oficial a Brasília
Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio, Doutora Ngozi Okonjo-Iweala, em visita oficial a Brasília (foto: Gustavo Magalhães/MRE)

Primeira mulher e africana a comandar a Organização Mundial do Comércio (OMC), a nigeriana Okonjo-Iweala assumiu o cargo em março de 2021. A visita da diretora-geral ao Brasil faz parte de uma agenda preparatória para a 12ª Conferência Ministerial (MC 12), prevista para junho.

A conferência irá debater uma série de temas, desde novas regras contra subsídios até o enfrentamento de barreiras para produção de vacinas e medicamentos e o destravamento do Sistema de Solução de Controvérsias, assuntos prioritários para a indústria nacional.

Para essa edição, há expectativa de que seja celebrado o acordo para reduzir subsídios à pesca que causam impacto sobre a produção global e afetam a sustentabilidade do setor.

Além disso, espera-se que seja acordada a redução do apoio doméstico à agricultura e que a moratória de tributos aduaneiros sobre transmissões eletrônicas seja renovada permanentemente. Também há expectativa de que se estabeleça um roteiro formal para tratar de questões específicas sobre comércio e sustentabilidade ambiental.

São Paulo é próxima parada

Nesta terça-feira (19), Ngozi Okonjo-Iweala tem agenda na capital paulista para debater as prioridades de comércio exterior para o Brasil em reunião conjunta com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

No evento Diálogo Empresarial, que será realizado em São Paulo, a CNI entregará documento com as 13 prioridades listadas por eles para o setor. “A pandemia mostrou a importância de um sistema multilateral para promover a resiliência no comércio e a cooperação para a recuperação econômica global. A atuação da OMC contribui para eliminar barreiras às importações, reduzir subsídios e garantir mais previsibilidade de normas no cenário internacional”, afirma o superintendente de desenvolvimento industrial da CNI, Renato da Fonseca.

Entre as reivindicações, a CNI ressalta o retorno das atividades do conselho de apelação do Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da OMC, o combate a subsídios industriais e agrícolas e a concretização de um Acordo Plurilateral de Facilitação de Investimentos (AFI).

Tanto para a CNI quanto para a Fiesp, é fundamental a necessidade de avanço normativo no controle de subsídios, por meio da ampliação da lista de subsídios proibidos e do aumento da transparência dos incentivos concedidos pelos membros da OMC.

Outro ponto de preocupação é a subnotificação dos membros da OMC em relação aos seus programas de subsídios. Menos da metade dos integrantes da organização compartilham essas informações de forma assídua.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação